6.10.09 | Autor: Maria Augusta


Descobri a Regina d'Ávila por meio da "Vítima da Quinta" e me apaixonei pelas esculturas que ela faz...percorri seus posts e sua galeria no Flickr várias vezes. O tema central é o amor, tanto aquele entre o homem e a mulher, como o de mãe e filha, passando pelo carinho pelas crianças com uma brincadeira de roda (ela tem também um blog dedicado a elas, o Baú de Brinquedos). Pela força expressiva de seus trabalhos e pelas curvas elegantes e vertiginosas, suas esculturas me trazem uma sensação semelhante à que senti quando vi as obras de Camille Claudel. Mas para conhecê-la melhor, trouxe este texto de sua autoria :

Brincadeira de Roda - Regina D'Ávila

"Tenho aprendido com o tempo que a felicidade vibra na freqüência das coisas mais simples. Que o que amacia a vida, acende o riso, convida a alma pra brincar, são essas imensas coisas pequeninas bordadas com fios de luz no tecido áspero do cotidiano. Como o toque bom do sol quando pousa na pele. A solidão que é encontro. O café da manhã com pão quentinho e manteiga com sonho compartilhado. A lua quando o olhar é grande. A doçura contente de um cafuné sem pressa. O trabalho do artista que nos erotiza. Os instantes em que repousamos os olhos em olhos amados. O poema que parece que fomos nós que escrevemos. A força da areia molhada sob os pés descalços. O sono relaxado que põe tudo pra dormir. A presença a intimidade legítima. A música que nos faz subir e levitar. A delicadeza desenhada de improviso. O cheiro de terra. O cheiro de chuva. O cheiro do tempero do feijão da infância na Fazenda. O cheiro de quem se gosta. O cheirinho do café torrado. O acorde daquela risada que acorda tudo na gente. Essas coisas. Outras coisas. Todas, simples assim. Que são tudo..e nada.

Rê. "

O Baile - Regina D'Ávila

E para vocês terem uma idéia da sensibilidade desta artista, deixei um comentário no seu blog "Minhas Artes" dizendo o quanto havia apreciado suas esculturas. Então ela me respondeu me oferecendo uma de suas obras de presente, vocês acreditam? Aceitei sem hesitar, mas depois fiquei pensando se merecia um presente deste quilate, era maravilhoso demais...mas ela ofereceu com tanto carinho que aceitei me sentindo muito honrada, e posso dizer que esta obra terá um lugar especial na minha casa e no meu coração. No momento que vos escrevo, "O Baile" está a caminho de São Paulo, onde ficará aos cuidados de minha irmã no meu cantinho brasileiro, até que possa ir buscá-lo...parece algo de mágico, você se deslumbra com algo belo e inconscientemente o deseja tanto, que ele "atravessa a tela" e se materializa na sua mão...e desta vez a magia operou graças ao carinho da fada Regina...Merci beaucoup, ma très chère amie!!!

E como a Regina mora no Rio de Janeiro, com esta canção aproveito para parabenizá-la, assim como toda a cidade pela obtenção do direito de sediar os JO 2016!!! (para ouvi-la clique no vídeo no canto inferior esquerdo do diaporama...quando este se ampliar vá até a seta no seu canto inferior esquerdo e quando esta se tornar vermelha, clique nela. Para diminuir o tamanho do vídeo, é só clicar nele de novo)

Update 08/10/2009

Quando escrevi o post a escultura estava a caminho...agora, vejam só, "O Baile" está em São Paulo...vivement que chegue aqui!


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

21 comentários :

On 6 de outubro de 2009 às 21:27 , La Maison d'Ávila disse...

Amigaaaaaaaaaa... Que Lindo!!

Dizem que sou “chorona” sempre fui..desde pequena...Mas..o que posso fazer quando ganho um post deste?....Meu Deus!!!! Aí...só sei chorar e choro muito...De emoção...de alegria!!!!!
Fico encantada com a delicadeza... o carinho ...e sei o quanto isso é valioso nos dias de hoje.
Amiga...espero que você goste muito, quando estiver em suas mãos e poder tocá-la..senti-la. No momento em que fiz, foi com muita alegria, amor e dedicação. E espero que leve um pouco de tudo isso para você.
E quando você olhá-la ...lá no seu cantinho ....ela te faça lembrar, sempre, que existe uma amiga, aqui, neste nosso Brasil.

Beijos, no coração,
Obrigada por tanto carinho,
Regina d’Ávila.

 
On 6 de outubro de 2009 às 21:41 , Anônimo disse...

Ler o post, e depois este comentário da Regina, faz a gente acreditar mais na importância das amizades sinceras, das descobertas virtuais na blogosfera, na interatividade, enfim, acreditar mais em tudo que acredito e tento, de alguma forma, colaborar!
Fico muito feliz pela Maria Augusta, e pela Regina, duas amigonas virtuais!
Bjs para as duas!

 
On 6 de outubro de 2009 às 22:39 , Maria Augusta disse...

Regina, que bom que você gostou do post, foi difícil exprimir em palavras o quanto fiquei feliz com este presente. Realmente sempre vou lembrar que esta escultura foi realizada e oferecida com muito carinho, este "bem" tão precioso como você disse.
E este diaporama com tuas realizações também é um presente para os visitantes, que podem encher os olhos com a beleza de tuas obras.
Um beijão.

Eduardo, é verdade que você faz muito pela interatividade na blogosfera, foi justamente na "Vítima da Quinta" que conheci a Regina. E não esqueço também que tenho uma obra sua aqui do meu lado, que ganhei por ser a visitante "67000" do Varal e que contemplo sempre com muito carinho.
Abraços.

 
On 6 de outubro de 2009 às 23:38 , sonia a. mascaro disse...

Maria Augusta, muito lindas as esculturas da Regina, que eu ainda não conhecia. Imagino como você ficou feliz por ganhar esse presente!
Amizades virtuais para mim sao reais.
Bjs.

 
On 7 de outubro de 2009 às 00:04 , Wania disse...

Querida Maria Augusta que linda homenagem à Regina, ela é tb uma pessoa de muito valor nesta blogosfera, assim como você e tantos outros que tive o privilégio de conhecer e depois compartilhar esta caminhada, mesmo que virtual!!

Tb tive a grande sorte de conhecer a Regina na "Vitima da Quinta" do Eduardo e inclusive fiz um poema inspirado num belo post dela logo depois.

Parabéns Regina, que tu possas sempre inspirar e inspirar-se por aí...teus trabalhos são belíssimos (já tinha me deliciado por lá)!!!!

Parabéns Maria Augusta pela sensibilidade de sempre!!!
Lindo post, a música não podia ser mais apropriada...


Bj carinhoso nas minhas duas amigas queridas!!!!

 
On 7 de outubro de 2009 às 09:34 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu também nao conhecia a Regina até ela despontar na ponta da pena do Edu na Vitima; tenho chegado lá no cantinho dela ainda bem tímida, imagina, uma carioca tímida? Pois é, sou assim, vou chegando mesmo devagar como foi lá no seu Jardim.
Tenho gostado muito do que tenho lido lá e adoro o diálogo dela com a Deusa, morro de rir muitas vezes de ler: "Vamos beber um champagne hoje enquanto fazemos algo com as maos?"
Acho simplesmente delicioso o diálogo de amizade entre as duas.
Quantos às estátuas sao mesmo lindas e de muita sensibilidade e meuito femininas.

Regina, obrigada por nos deixar te conhecer um pouquinho mais.

Um grande beijo

 
On 7 de outubro de 2009 às 09:36 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta quer verificar o link inserido no "MInhas Artes", ele nao abriu. Seria só para mim? Verifica ai por favor.

Bjus

 
On 7 de outubro de 2009 às 10:01 , Anônimo disse...

Parabéns pelo seu Blog. Virei visitá-la com mais tempo...

Beijinho para si

 
On 7 de outubro de 2009 às 11:13 , Fatima Cristina disse...

Oi Maria Augusta!

Ela também é carioca!(Não me canso de passar por aqui e escutar esta bela música!). Linda homenagem à Regina. Pelo visto seu trabalho é mesmo de se tirar o chapéu. Vou visitá-la.

Beijos!

 
On 7 de outubro de 2009 às 16:30 , Ví Leardi disse...

Querida amiga...só não fiquei com ciúmes,porque a minha garrafinha cá está e olho para ela todo dia...brincadeiras à parte...que delícia de história, surpresas desta interação tão prazeirosa...Parabéns.

Estou oltando aos poucos e devagar...um grande beijo.

 
On 7 de outubro de 2009 às 16:30 , Ví Leardi disse...

...voltando...rsrsrs

 
On 7 de outubro de 2009 às 23:57 , jugioli disse...

Maria Augusta
primeiro quero dizer que sou avó, nasceu o Eduardo, do meu filho Pietro, e mudou todo o ritmo aqui de casa. Andei sem tempo para olhar e responder os blogs.

Segundo, que o seu blog continua encantador, trazendo sempre novidades. E sobre esta artista, um deslumbre. O que acredito, nos blogs, é neste intercâmbio tão favorável entre as pessoas.

bjs.

 
On 8 de outubro de 2009 às 03:12 , Selena Sartorelo disse...

Olá Maria Augusta que bem sabe elogiar e valorizar um artista sem banalizar os elogios que faz.
Olá Regina que encanta pela pessoa que é e a artista que se faz tão apresentada.
Olá Eduardo que definitivamente sou suspeita em falar pois foi o primeiro que aqui conheci e você é para muitos (incluindo-me nesse grupo)e com os blogs que tem, quem abre as portas para essa sincera e séria integração.
Olá Sonia que pouco falo mas muito leio.
Olá Ví...o que dizer para essa mulher? Tanto que aqui não caberia...mas imagino que sejam palavras que já esteja acostumada a ouvir.
Olá Wania, minha companheira de quinta e das mais fantásticas e divertidas descobertas de vítimas.
Olá Georgia de memória invejável e humor inabalável...pessoas que valem a pena conviver.
Olá Ellenn, que conheço apenas por semelhanças de fortes humores.
Olá Fátima que me apaixonei desde que tomamos o primeiro porre juntas rsrsr!! Álias só posso dizer que a sua participação no blogGincana é boa demais Baltazar!!
Olá Jú...Parabéns pelo neto! Nossa! Se a tua vida já é interessante, agora então vai ser perfeita rsrsr!!!Nossos ensaios, personagens que a vida nos dá sem dar-nos tempo para ao menos um ensaio...ainda encantada com as ultimas palavras que escreveu.
Poxa, acho que me empolguei e após cumprimentá-los acabei esquecendo o que ia dizer, mas certamente não era nada importante..acho que queria mesmo era dizer oi para os amigos.

beijos e boa noite...se alguém ver o João por aí não esqueçam de avisá-lo que amanhã temos um encontro ok?srsr e dessa vez mesmo que saiba... prometo, não falo, não, não falo!!!!!!(vou pensar melhor no assunto rsrsr)

 
On 8 de outubro de 2009 às 08:59 , Maria Augusta disse...

Sonia, sem dúvida fiquei muito feliz, além do valor artístico houve todo o carinho do gesto.
Um grande beijo.

Wania, um poema é um grande presente também. Estas trocas de "boas energias" na blogosfera nos fazem muito bem!
Beijos.

Georgia, a "Vítima da Quinta" sempre nos permite grandes descobertas, né? E é verdade que as obras de um artista nos dizem muito sobre ele. Obrigada por me avisar sobre o link errado, já corrigi.
Um beijão.

Ellen, obrigada pela visita, volte sim, será um grande prazer.
Abraços.

Fátima, ela é carioca e artista como você, não é mesmo? E por falar em chapéu, este teu do perfil é uma graça.
Um grande beijo.

Vi, é verdade também já fizemos nossa "troca de energias" pessoalmente, você tem a miniatura do frasco do Lalique e eu, a linda caneta bailarina que está bem aqui na minha frente...que delícia! Benvinda de volta, espero que esteja tudo bem.
Um grande beijo.

Ju, meus parabéns pelo neto, imagino a felicidade de vocês! Não se preocupe se não tem tempo para a blogosfera, o importante é saber que você está feliz...além disto além do teu blog tenho tuas lindas aquarelas para apreciar quando a saudade aperta.
Um grande beijo.

Selena, que oi grandioso que você deu aos nossos amigos, obrigada por fazê-lo aqui na minha "sala de visitas". Quanto aos elogios, eles são sinceros, aliás no caso da Regina, as obras falam por si mesmas, o difícil é traduzir em palavras a sensação que elas nos trazem.
Beijos.

 
On 8 de outubro de 2009 às 16:03 , La Maison d'Ávila disse...

Olha...

Isso aqui virou um encontro de gente bonita...
Meu Deus..quantos blogs lindos que eu não conhecia!!!
Mas..queria mesmo é agradecer tanto carinho...
Obrigada, de coração,
Mil beijos à todos,
Regina d’Ávila.

(Querida Maria Augusta..OBRIGADA!!)

 
On 8 de outubro de 2009 às 16:13 , sonia a. mascaro disse...

Maria Augusta,
Passei para desejar um ótimo final de semana!
Beijos!

PS: Delícia ouvir a música...

 
On 9 de outubro de 2009 às 00:06 , Lunna disse...

Boa noite Maria Augusta, cá estou eu no começo da noite me deliciando com mais um post seu.

Ps. Antes de mais nada, preciso dizer que chove em São Paulo. Choveu o dia todo... rs

Agora voltemos ao post: adorei o trabalho da Regina, fiquei imaginar o olhar dela no evento Foco Femina... rs

E que delícia ser presenteada com um presente como este. Sem dúvida será um deleite poder apreciar essa combinação artística diariamnete, não é mesmo? Eu gostei muito das suas escolhas: novos horizontes, novas possibilidades. Bjs

 
On 9 de outubro de 2009 às 02:42 , João Menéres disse...

Cheguei era meia-noite, vindo de um concerto com o nosso pianista Filipe Pinto-Ribeiro e o viola Gérard Caussé. Excelente serão.
Depois comentei em alguns (isto aqui tem uma ordem...relativa, já se vê...).
Ainda mandei um mail para a L.REIS (madrinha do GRIFOPLANANTE), voltei ao meu blog. Espreitei a coluna dos blogues que sigo. Vi que havia postagem da MARIA AUGUSTA. Comentei no inquérito às mulheres francesas. Depois, oh, SURPRESA DAS SURPRESAS!!! Cheguei a esta postagem e fiquei feliz pela Mari Augusta e por a REGINA (a quem "ralhei" na Vítima por seter cedo denunciado. Logo se desculpou, afirmando ser inocente. De volta, disse-lhe que perdoada estava.
Para o BlogGincana visitei-a (já conhecia, claro está).
Dizer que é uma Artista assumida? Não vale a pena. Todos a reconhecem como tal.
Alma generosa a da REGINA d'AVILA !
MARIA AUGUSTA: ainda não li o que escreveste. Vou fazê-lo a seguir. Mas tu mereces esse valioso presente da Regina. Não podemos esquecer que foi graças ao EDUARDO e à sua VÍTIMA DA QUINTA...
A minha escolha do CÔTÉ COUR, COTÉ JARDIN sai reforçada. Revelou uma MARIA AUGUSTA que se entrega com sinceridade e a quem vivamente felicito.
Só lamento não conseguir aqui ver a escultura. Todas as outras eu vi...
À REGINA d'AVILA deixo um beijo por tão nobre, espontâneo e generoso gesto.
Abençoada blogosfera que nos traz tantos amigos e nos permite constituir-nos como FAMÍLIA.

Beijos para a REGINA e para a MARIA AUGUSTA.

 
On 9 de outubro de 2009 às 02:44 , João Menéres disse...

CLARO QUE VI "O BAILE" !!!
Estou burro...

 
On 9 de outubro de 2009 às 03:46 , Dalva Nascimento disse...

Uma homenagem mais do que merecida... lindas esculturas!

Parabéns a artista e a você pelo post.

Uma noite de paz!

 
On 9 de outubro de 2009 às 10:11 , Maria Augusta disse...

Regina, tua presença iluminou nossa sala de visitas, todos vieram te ver e apreciar tua obra, que sucesso, obrigada!
Um grande beijo.

Sonia, desejo um ótimo fim de semana a você também.
Beijos.

Lunna, como sei que a chuva é uma fonte de inspiração para você, imagino que você deve estar imersa na criação de seus personagens e de seus poemas. Quanto ao presente da Regina, ele é maravilhoso mesmo, pena que ainda não está nas minhas mãos, achei melhor que fosse enviado para São Paulo, por ser arriscado o envio internacional, pois na alfândega eles não são cuidadosos com o que abrem, poderiam danificá-la. Vou trazê-lo comigo quando for aí.
Um grande beijo (estou adorando tua novela "De corpo e alma").

João, que delícia um recital de piano e viola...e depois um passeio pela "família" da blogosfera, trazendo tua palavra de carinho e de simpatia. Queria te agradecer mais uma vez por ter escolhido este blog entre teus favoritos, fiquei muito honrada, principalmente porque você analisou os blogs sob vários critérios antes de fazer sua escolha. Sei que você também conhece a Regina da "Vítima da Quinta", estas interações na blogosfera sempre são enriquecedoras, né?
Um grande abraço.

Dalva, obrigada pela visita e pelas tuas palavras, as esculturas da Regina são realmente maravilhosas.
Um beijão.