16.10.09 | Autor: Maria Augusta

(Clique na imagem para ampliá-la)

Este desenho se chama "A Bela Milanesa" e sua autoria era atribuida até o momento a um artista da escola alemã do século XIX. No entanto seu proprietário encontrou algo de peculiar nele que lembrava os mestres da Renascença. Enviou-a para exame no laboratório francês Lumière e este encontrou no quadro certos indicios que corroboram esta hipótese, e os especialistas afirmaram mesmo que ele pode ter sido feito por Leonardo da Vinci.

Segundo o professor Martin Kemp, um emérito professor de arte em Oxford, entre as provas apresentadas está uma impressão digital que é "altamente comparável" à uma outra que da Vinci deixou em seu quadro São Jerônimo, que se encontra no Vaticano. As técnicas usadas também são semelhantes às do autor da Mona Lisa : verificou-se que a aplicação da tinta foi feita por um canhoto como é o seu caso e observou-se também uma palma da mão sobre o pescoço da jovem retratada, o que fazia Leonardo da Vinci para dar uma impressão de textura de pele e criar sombras. Além disto, existe uma grande semelhança entre este desenho e o "Retrato de uma moça de perfil" de Leonardo da Vinci, que está no Palácio de Windsor.

O desenho que mede 33cm x 22cm teria sido realizado em 1496 e representaria a jovem Bianca Sforza, filha do duque Ludovico de Sforza, de Milão, para quem Leonardo da Vinci realizou outros retratos familiares. Este teria sido pintado um pouco antes do casamento da menina, que tinha então 14 anos e que morreu 4 meses depoisdas núpcias.

Vários especialistas do mestre florentino já concordaram que esta obra seria mesmo de sua autoria. Quem deve estar muito feliz com esta descoberta é o proprietário do desenho, um canadense que o comprou em um leilão por 19000 dólares...e agora seu preço passaria a 100 milhões de dólares, caso seja confirmado que ele foi mesmo feito por Leonardo da Vinci! Em todo caso para quem desejar vê-lo, está prevista sua inclusão em uma exposição de pintores da Renascença que acontecerá no próximo ano na Suécia...


Categoria: |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

11 comentários :

On 16 de outubro de 2009 às 11:19 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, se é realmente uma obra de Leonardo da Vinci, como está suspeitando Kemp, seria a única obra de Leonardo sobre pergaminho...mas que vale uma grana isso vale.
E que a obra é uma beleza, isso também.
Mas Maria Augusta lendo a biografia de Bianca em alemao, li que ela foi criada por seu tio: Ludovico Sforza, que mais tarde usurpou o trono. Ele nao era seu pai e sim seu tio.
O duque de Milao criou Bianca com sua amante Bernardina de Corradis que era 25 anos mais velho que ela.
Mas nao achei nada em português para me certificar melhor.
Também achei outros blogs falando desse mesmo assunto, mas nao chamou a obra de "Milanesa" e sim a denominam de "A Bela Princesa".

Um grande beijo

 
On 16 de outubro de 2009 às 12:02 , Maria Augusta disse...

Georgia, obrigada pelas precisões, que legal que você já leu a biografia dela. Os dados do post foram trazidos diretamente do "Le Figaro" como citei, mas vou verificar outras fontes.
Um beijão.

 
On 16 de outubro de 2009 às 14:31 , Anônimo disse...

São as LOTERIAS nas artes!
Bela informação, e oportuna postagem! Esse Leonardo sempre nos surpreendendo, e imagine quanto, ao proprietário da obra!

Bjs

 
On 16 de outubro de 2009 às 16:50 , Maria Augusta disse...

Georgia, sobre a menina retratada no desenho, parece que existem 2 Biancas. Uma, sobrinha de Ludovico Sforza, que se casou aos 22 anos com Maximiliano I da Áustria. Outra, filha ilegítima de Ludovico com sua amante Bernardina de Corradis, que se casou em 1496 com Galeazzo di Sanseverino e morreu em 1497. Esta última é que Kemp afirma ser a retratada no desenho em questão.
Mas o mais interessante é que achei aqui(http://www.kleio.org/en/history/famtree/sforza/boltraffio4.html), um artigo dizendo que a retratada não pode ser Bianca Sforza pois não tem as cores da família, e que seria na verdade Angela Borgia Lanzol, prima de Lucrécia Borgia...
Quanto ao nome do quadro, ele era chamado "A Bela Milaneza" como afirma "Le Figaro" e foi rebatizado por Kemp como "A Bela Princesa".
Vamos continuar a seguir a enquete rs...
Beijos.

Eduardo, o proprietário deve estar pulando de alegria rs.
Um abração.

 
On 16 de outubro de 2009 às 20:56 , Aninha Pontes disse...

De qualquer forma, é maravilhosa a pintura.
Com certeza lembra muito as obras de da Vinci, embora, eu uma simples mortal e mesmo muito ignorante em questão de artes, não posso dizer que não tenha visto muita beleza.
Um beijo querida e bom final de semana.

 
On 17 de outubro de 2009 às 00:14 , Anônimo disse...

Extraordinário é como ainda vão surgindo novas obras (a confirmar) de artistas já tão consagrados como Leonardo. Parece até que morreu há pouco tempo...A qualquer momento a história revive-se e voltamos a olhar o passado.
Um grande beijo

 
On 17 de outubro de 2009 às 08:57 , Maria Augusta disse...

Aninha, lembra mesmo as obras dele, existem vozes discordantes quanto à pessoa retratada, mas em relação à autoria os especialistas concordam que deve ser de Leonardo da Vinci.
Um beijão.

Marialynce, o mercado da arte busca incessantemente localizar obras desses mestres do passado, pelo seu valor material e também pelo significado histórico, são testemunhos de uma época.
Um grande beijo.

 
On 18 de outubro de 2009 às 22:59 , Lunna disse...

Outro dia li em algum lugar que haviam encontrado novas partituras de Mozart e agora leio sobre Leonardo da Vinci.
Não parece que o tempo quer nos reservar um pouco de curiosidades sobre os grandes talentos? Como se assim pudessemos perceber o quanto realmente perdemos e o quanto nos falta hoje em dia...
Gostei muito do post e mais ainda dos comentários: novos olhares, novos detalhes. Isso sempre é bom. Bacio

 
On 19 de outubro de 2009 às 15:24 , sonia a. mascaro disse...

Uma beleza de retrato!

Fico impressionada com o preço das obras de arte...
Imagine comprar uma obra por 19000 dólares e agora ter em casa uma de 100 milhões... Acredito que possam ainda existir inúmeras obras perdidas, que um dia serão encontradas... Mas independente do preço, a beleza continua a mesma, não é?
Bjs.

 
On 20 de outubro de 2009 às 16:38 , Maria Augusta disse...

Lunna, acho que trazer estas obras dos antigos deve enriquecer a perspectiva dos novos artistas, dar novas idéias...Realmente nos comentários surgiram novas interrogações, com isto vamos sempre buscando mais e também aprendendo.
Um beijão.

Sonia, acho que nem mesmo o proprietário esperava uma resposta destas quando mandou expertisar a obra...Mas para os outros realmente o que conta é a beleza da obra, como você disse.
Um grande beijo.

 
On 25 de outubro de 2009 às 16:32 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, obrigada pelas informacoes. Valeu.

Bjus