27.7.09 | Autor: Maria Augusta

Este ano de 2009 está sendo rico em eventos festejando a astronomia. Pudera, é o Ano da Astronomia, estão sendo comemorados os 400 anos da invenção da luneta por Galileu e os 40 anos da chegada do homem na Lua. Ontem aqui na França (acho mesmo que em toda a Europa) aconteceu a "Noite das Estrelas". Os que foram observar o céu tiveram sorte, o céu estava limpo e estrelado. Não fui, mas para encerrar este mês de julho como ele começou aqui no blog, isto é, falando das estrelas, trouxe o trabalho do artista ilustrador Ron Miller que já trabalhou para GEO, Astronomy, Sky&Telescope, Reader's Digest e recebeu prêmios como o de excelência do Instituto Americano de Física. A partir de fotos e dados da NASA e de outras agências espaciais, ele cria imagens reproduzindo o que foi fotografado pelos satélites que viajam no espaço ou ilustrando teorias como a da queda do meteorito que provocou o desaparecimento dos dinossauros, combinando arte e veracidade científica. O resultado é interessante, vejam só :

(Clique na imagem para ver o diaporama com as outras ilustrações de Ron Miller)


Representação da sopa primitiva onde a vida teria aparecido na Terra © Ron Miller

Categoria: , |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

19 comentários :

On 27 de julho de 2009 às 10:25 , Meire disse...

Maria Augusta nao conhecia este ilustrador, poxa o cara é muito sensivel. Muito bom o trabalho dele.
Bjs

 
On 27 de julho de 2009 às 12:40 , Anônimo disse...

Maria Augustas, mais uma vez, nota 10!

 
On 27 de julho de 2009 às 16:16 , Anônimo disse...

Maria Augusta,

voltei para dizer duas coisas: lindo o som!Além das imagens, claro!
E obrigado pelo Banner da BlogGincana!

bjs

 
On 27 de julho de 2009 às 17:10 , Dora disse...

Oi, Maria Augusta. Misturar ciência e arte é tudo que faz minha alegria!
Porque, sem desprezar a Ciência, às vezes acho nela uma aridez que não combina comigo...
Ah! Sei que me entende! rs
Adorei as imagens todas!
Beijo você!
Dora

 
On 27 de julho de 2009 às 20:45 , Anônimo disse...

Noooooooooooooooooooooooosa!! Merecidíssimo prêmio!! Eu fiquei olhando e revendo as imagens não sei quantas vezes! Esse Ron Miller é fera mesmo!!
Boa semana! Beijus

 
On 28 de julho de 2009 às 02:25 , Elma Carneiro disse...

Lindíssimas imagens.
Algumas dando idéia de uma 3ª dimensão.
Gosto de tudo que está relacionado com a astronomia, e desde quando abri o Caliandra que tenho um link do Portal do Astrônomo, pois sempre estou dando uma volta por lá.
Algumas fotos de estrelas ou nebulosas, lembram muito a arte abstrata.
Beijos e uma boa semana.

 
On 28 de julho de 2009 às 02:45 , Ví Leardi disse...

muito interessante !! bjs

 
On 28 de julho de 2009 às 09:43 , Maria Augusta disse...

Meire, ele é muito talentoso e com estas imagens tão inspiradoras de outros mundos, o resultado é excelente.
Beijos.

Eduardo, que bom que gostou. Quanto ao Blog Gincana, estou muito curiosa para vê-lo em ação.
Abraços.

Dora, o objetivo destas ilustrações é este mesmo, tornar lúdicas estas imagens científicas para atrair os que as acham áridas. E ele consegue fazer isto com sucesso.
Beijos.

Luma, dá para "entrar em órbita" com o trabalho dele, né?
Beijos.

Elma, para vocês artistas, as imagens do céu e do espaço devem ser muito inspiradoras, né?
Um grande beijo.

Vi, que bom que você gostou.
Um beijão.

 
On 28 de julho de 2009 às 12:21 , Aninha Pontes disse...

São mesmo lindas as imagens.
Se fosse aqui, não poderíamos observar as estrelas.
Há quase uma semana que chove dia e noite. Ufa!
Estamos já meio esverdeados de lodo. Credo!
Beijos meu bem.

 
On 28 de julho de 2009 às 15:33 , Lunna Guedes disse...

Acredite, seu post foi um carimbo no meu passaporte porque eu literalmente viagei... Beijos carissima

 
On 29 de julho de 2009 às 00:58 , entremares disse...

Olá...

O que pensa a gente, quando nos sentamos a ver estas imagens?

" Sinto-me ... pequenino..."

A arte ao serviço da ciência. bonito, mesmo.

PS. Gosta de trabalhos de ilustração?

Beijos.
Rolando

 
On 29 de julho de 2009 às 09:15 , Maria Augusta disse...

Aninha, foi o que aconteceu aqui no ano passado, na "Noite das Estrelas" o céu estava completamente nublado.
Beijos.

Lunna, que bom que carimbei teu passaporte!
Um beijão.

Rolando, diante do infinito nos sentimos pequenos mesmo. Gosto bastante deste tipo de ilustrações, que salienta a poesia nas imagens científicas.
Um grande abraço.

 
On 29 de julho de 2009 às 10:27 , Allan Robert P. J. disse...

As imagens são fantásticas.
Se você perdeu a noite de ontem, aguarde a Notte di San Lorenzo, 10 de agosto. :)

 
On 29 de julho de 2009 às 13:58 , João Menéres disse...

MARIA AUGUSTA

As duas primeiras imagens fazem-me lembrar o Turner eas suas batalhas navais!
Nas outras todas, a música dos Beatles,ajuda-nos a viajar para um mundo que se encontra muito acima deste nosso planeta.

Obrigado por mais este belíssimo trabalho.

Um beijo.

 
On 29 de julho de 2009 às 15:24 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta de volta, e atolada com tantas coisas para fazer.

Lindas as imagens, agora que estamos no verao e com céus tao claros dá para ver até os anéis de saturno. Tenho um telescópio no quarto de hóspedes e o que se pode ver é maravilhoso. Eu adoro contemplar o céu.

Agora esse Ron Miller é sensacional!

Um beijo grande

 
On 29 de julho de 2009 às 21:46 , Anônimo disse...

São mesmo fantásticas as imagens!... Ao combinar ciência e ficção elas transmitem um ambiente algo surrealista, e estabelecem uma empatia com o espectador ao nível da nossa imaginação, da nossa ideia visual do que é o universo, exactamente meio verdade meio fantasia.

Beijos

 
On 30 de julho de 2009 às 10:57 , Maria Augusta disse...

Allan, tomara que o céu esteja estrelado também no dia 10 de agosto para podermos observá-lo.
Abraços.

João, é mesmo, as ilustrações do Ron Miller nos fazem viajar para outros mundos.
Um grande abraço.

Georgia, a volta de férias é uma correria mesmo. Espero que você tenha tempo para observar o céu estrelado de verão, vale a pena.
Beijos.

Marialynce, esta mistura de verdade e de imaginação dá uma dimensão de sonho ao espaço, e Ron Miller transmite isto em seu trabalho, é verdade.
Um grande beijo.

 
On 30 de julho de 2009 às 21:06 , sonia a. mascaro disse...

Muito interessante e belas as imagens criadas pelo artista, que eu não conhecia. Ótimo post, Maria Augusta!
Bjs.

 
On 31 de julho de 2009 às 22:01 , Marco Antonio disse...

Eu conheci a Carla Bruni através de uma música que a Lu sempre ouvia, não sabia que era quem cantava. A Lu fez um post sobre ela no Acqua e eu gosto de um cd que ganhei (também da Lu) com poemas da Emily Dickinson (poeta favorito da Lu).
Grande abraço e bom fim de semana