9.7.09 | Autor: Maria Augusta
O jornal "Le Fígaro" promoveu uma pesquisa entre seus leitores para determinar o palmares dos artistas do século XX. As categorias pesquisadas foram "Arte Moderna", "Arte do Pós Guerra", "Arte Contemporânea" e "Esculturas e Instalações". Os resultados obtidos foram :



Meus votos foram para :

Arte Moderna : Salvador Dali
Arte do Pós Guerra : Francis Bacon
Arte Contemporânea : Lucien Freud
Esculturas e Instalações : Constantin Brancusi

E você, está de acordo com a classificação dos leitores do Fígaro?


Fonte : aqui
Categoria: |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

12 comentários :

On 10 de julho de 2009 às 03:31 , Elma Carneiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 10 de julho de 2009 às 03:45 , Elma Carneiro disse...

Maria Augusta
Realmente todos são artistas expressivos e importantes do século XX.
Minha escolha seria diferente.
Arte Moderna: Picasso - que abriu caminhos desbravadores para a arte moderna, ao desafiar, desfragmentar a arte figurativa aplicando novos conceitos, deixando para trás o academicismo apesar de ainda permanecer enrraigado nas imagens existentes e habituais, ou familiares.
Arte pós guerra: Salvador Dalí - o pintor dos sonhos, dos absurdos, dos pesadelos e de todas a gamas do subconsciente humano - :-(
Arte contemporânea: Pierre Soulages – (o que mais gosto), pintor de manchas “taches” quase sempre escuras, imensas pinceladas - abstracionismo lírico.
Instalações: Alexander Calder, sem sombra de dúvida. Um dos grandes inovadores da escultura abstrata do século XX, pintor, criador de belíssimos móbiles com movimentos.

Beijos

10 de Julho de 2009 03:31

 
On 10 de julho de 2009 às 11:08 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia Maria Augusta!

Nao podemos deixar de pensar que eles escreveram uma história diferente: Com muitos pincéis. Que retrataram nao somente um período, mas como eles viram esse período.

Eu gosto muito de muitos e prefiro nao decidir nada,rs, somente aproveitar o que eles nos deixaram...


Um grande beijo e bom fim de semana

 
On 11 de julho de 2009 às 23:53 , sonia a. mascaro disse...

Maria Augusta,
De todos, os que mais gosto são Edward Hopper e Lucien Freud. Gosto muito também do David Hockney, que não consta da lista.

Obrigada pela visita e pelas suas sempre interessantes observações.
Um bom domingo!

 
On 12 de julho de 2009 às 11:06 , Maria Augusta disse...

Elma, obrigada por nos trazer sua visão de artista plástica e de conhecedora da arte do século XX.
Um grande beijo.

Georgia, a arte do século XX é bem variada e tem para todos os gostos...é só curtir, como você disse.
Beijos.

Sonia, tuas escolhas coincidem em parte com as dos leitores do jornal. Certamente muitos excelentes artistas como o David Hockney que você citou ficaram de fora, mas acho que o interessante desta pesquisa do Figaro é verificar no meio de todo o leque de artistas do século XX quais foram os que mais marcaram o público.
Um beijão.

 
On 12 de julho de 2009 às 14:59 , Laura_Diz disse...

Gostei da lista, difícil escolher, se for olhar como os pioneiros... se for pelos prediletos acrescentaria Miró, na pintura e Louise Bourgeois- na escultura, contemporânea conheço pouco, vi alguma coisa de Freud, mas me incomoda m pouco- tinha q incomodar :)
gosto dele pelo avô.
bjs
e merci por nos trazer isto- adoro estar por dentro.
Laura

 
On 12 de julho de 2009 às 15:01 , Laura_Diz disse...

Coloquei vc aqui:
http://twitter.com/lauravive

 
On 12 de julho de 2009 às 16:59 , Anônimo disse...

Coisa difícil de responder! São tantos, em todas essas circunstâncias. Concordo que Picasso faltou na lista. Mas faltou Duchamp, e Jacometti. Não posso negar que meus queridos Francis Bacon e Lucien Frued não poderiam estar fora, mas faltam ainda Tapies e Paula Rego. Como vê é muito complicado escolher um por categoria! São muitos e igualmente importantes.
Boa postagem! Bom Domingo!

 
On 13 de julho de 2009 às 01:12 , Mariana Chatelain disse...

Hummmm vamos ver...
Dali nao. Nao sei porque para mim há algo de "tramposo" nele, muito efeito e pouco fundo... difícil de explicar, mas fiquei com essa impressao depois dos anos em Barcelona. Enfim, ninguém é profeta na sua terra, né?
Warhol... mas onde está Joseph Beuys nisso tudo?
Sei nao, acho que nao estou de acordo é com a pesquisa! (fazer o que? tem gente que é assim, do contra mesmo!)

 
On 13 de julho de 2009 às 09:13 , Maria Augusta disse...

Laura, o campo é vasto, sempre temos um nome a mais que não foi lembrado. Entendo porque você gosta de Freud rs. Obrigada pelo link no blog do Luis Nassif e pelo Twitter.
Um grande beijo.

Eduardo, o Picasso é um dos vencedores da categoria "Arte Moderna". Realmente é difícil escolher um por categoria, votei nestes para a pesquisa, mas gosto de muitos outros também. Obrigada por ter falado de seus favoritos.
Um abraço.

Mariana, trouxe apenas os vencedores, na pesquisa havia muitos outros nomes (pena que não consegui relocalizá-la no site do jornal). Eu a achei interessante pois diante da variedade de estilos existente, é difícil imaginar quais marcaram mais, na opinião do público. É válido questionar a pertinência da pesquisa como você fez, alguns questionam mesmo a própria arte do século XX, dizem que não é arte rs...
Beijos.

 
On 14 de julho de 2009 às 16:45 , Marco Antônio disse...

Eu não sei dizer ao certo, mas a arte moderna ou contemporânea não me diz muita coisa. Gosto mais da arte cubista por mostrar as coisas quase que se desfazendo. É um ensaio que me conquista. Mas tem algumas coisas que me chamam a atenção. Estive na Pinacoteca dias atrás e me encantei com algumas exposições que estavam lá. Grande abraço

 
On 16 de julho de 2009 às 21:25 , Anônimo disse...

Bem, existem muitos outros importantes por variados motivos, mas se ficar só pelos referidos então talvez possa dizer que as minhas preferências iam mais para:

Arte Moderna: Paul Cézanne, na sua obra advinha-se o futuro
Arte do Pós-Guerra: Edouard Hooper, de uma melancolia que não tem palavras
Arte Contemporânea: Lucien Freud...
Escultura: Brancusi

beijos!