24.8.09 | Autor: Maria Augusta

Em Bordeaux , para enfrentar os quase 40 graus a população teve que se refrescar no espelho d'água da cidade

© Pierre ANDRIEU/AFP

O verão este ano aqui na Europa está assim : em torno de 35 graus à sombra. Diferente, inesperado, assustador (em 2003 estas temperaturas provocaram a morte de 15000 pessoas idosas), mas incontornável. Então é preciso aproveitar...e foi o que fiz até agora, sempre em boa companhia, recebi a visita de meu sobrinho brasileiro, dos primos alsacianos e com eles passeamos pelas estradas desta França canicular.

Mas o verão não foi apenas ganhos...perdi também coisas incríveis que passaram "batido" eu não me perdôo por não ter visto : uma delas foi os balões de Chambley. A cada ano os balões sobem ao céu aqui na Lorena, chegamos mesmo a ir até lá mas por falta de sorte neste dia uma tempestade se aproximava...e os balões não subiram sniff...vejam na foto acima o espetáculo que perdemos...

Komposition VIII, 1923 - Kandinsky

© Adagp, Paris 2009

Havia também uma exposição imensa, no Centro Pompidou em Paris de um dos meus pintores favoritos, Kandinsky. Ela traçava a história de Kandinsky desde que saiu de seu país natal, a Russia,a evolução de seu trabalho da fase figurativa à fase abstrata...Parece incrível, mas quando "me toquei", a exposição já tinha acabado...eu perdi, mas vocês não vão perder pois deixo aqui os endereços do vídeo e o do percurso da exposição, tudo bem explicadinho...se alguém quiser a tradução é só avisar, tá?

Mas o verão ainda não acabou e além do calor, tem muita coisa interessante que está se encerrando neste finalzinho do mês de agosto...e para aproveitá-lo e ter bastante coisa para contar para vocês depois, estarei fora da blogosfera esta semana e o blog não será atualizado neste período...voltarei quando setembro chegar. A bientôt!


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

25 comentários :

On 24 de agosto de 2009 às 09:47 , Anônimo disse...

Que MARAVILHA morar na França e poder usufruir de TODA essa cultura, apesar do calor!

 
On 24 de agosto de 2009 às 10:05 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, eu gosto demais desses baloes; por aqui passam alguns de vez em quando, mas é a passeio mesmo, porque o campo é logo aqui pertinho de casa. Temos amigos que já fizeram essa viagem e nós fomos assistir.

Os dias estao maravilhosos, mas quando vejo meus vizinhos tao velhinhos e nao agüentando o calor, fico com a consciência pesada de ter desejado tanto calor neste verao...

Aproveita e curta tudo e até à volta.

Um grande beijo e uma linda semana

 
On 24 de agosto de 2009 às 10:27 , Meire disse...

O verao na Europa é marcado por muitas atividades, atraçoes, gente bonita, cor...
Aqui na Italia o termometro semana passada chegou aos 42° graus...Sinceramente eu nao gosto, prefiro as temperaturas mas amenas.

Bjs

Meire

 
On 24 de agosto de 2009 às 17:20 , sonia a. mascaro disse...

Maria Augusta, faço minhas as palavras do Eduardo. Maravilhoso morar num lugar que nos proporciona tantas oportunidades culturais e turísticas. Vou clicar nos links. Obrigada por este lindo post e aproveite bem o restante das férias!
Beijos.

 
On 24 de agosto de 2009 às 18:13 , Selena Sartorelo disse...

Olá Maria Augusta,

Com todo esse encanto trazido nas tuas palavras,novamente fomos presenteados pelos fatos e causas da vida.
Vá minha querida amiga e volte quando setembro chegar. Adorei isso! Acho que fazia tempo que não sentia tanta boa esperança em palavras tão simples.
beijos e divirta-se muito.

 
On 24 de agosto de 2009 às 19:27 , VP! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 24 de agosto de 2009 às 19:28 , VP! disse...

Realmente muito bom esse contato com culturas diferentes, abre-nos a mente, os balões achei fantasticos, mas gostei em especial do post abaixo com os slides. (muito lindo)

exelente blog

se puder visite o vinivinivini09.blogspot.com onde publico minhas poesias e textos.

 
On 24 de agosto de 2009 às 20:51 , Celia disse...

Realmente esse ano o verao foi/está sendo bem quente. Com isso vem a alegria de muitos e a tristeza de alguns. Os idosos sofrem com essa temperatura tao alta. Aqui está ótimo. Ainda esta bem quente e ficará por toda semana.
Esses baloes tem aqui tb. É bonito ver um dia quente de sol, com eles colorindo a cidade.
Um beijo pra vc.

 
On 24 de agosto de 2009 às 23:17 , Wania disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 24 de agosto de 2009 às 23:27 , Wania disse...

Oi, Maria Augusta...
Então, aproveite bem este finalzinho de agosto para curtir tudo de bom que esta tua Terra linda tem pra oferecer, e que não deve ser pouca coisa!!!! Que o calor de uma trégua!!!

Bonne promenade! À bientôt!
Bisous!

 
On 25 de agosto de 2009 às 00:40 , Jorge Pinheiro disse...

Bon voyage.

 
On 25 de agosto de 2009 às 01:41 , Fatima Cristina disse...

Oi Maria Augusta!

Também adoro o Kandinsky. Valeu pelos links do vídeo e da exposição em PAris.

Bom final de férias para vocês!
Também vou aproveitar o restinho de verao na praia (Croácia) com a família.

Beijos!

 
On 25 de agosto de 2009 às 14:56 , Anônimo disse...

Ah, garota!! Achei que fosse participar da blogagem "Meu consumo é consciente" - sabe que a postagem "Desperate Housewive?..." caberia bem, afinal, nós, donas de casa estamos sempre reciclando!

Aproveite as visitas e o verão! Tudo o que 'perdeu', volta! No próximo verão você curte!!

Aqui no Brasil, estes balões são proibidos. Eu acho lindo! Vi somente pela tv, mesmo assim é lindo, imagino ao vivo!

Beijus,

 
On 25 de agosto de 2009 às 22:12 , Lunna disse...

É nessas horas que eu agradeço estar por aqui com o frio e o vento incomum de agosto. Anda chovendo demais e os ventos nunca antes (que eu me lembre) foram tão fortes...
Enfim, nós fazemos, nos recebemos ou não. Sei lá.
Eu lembro de ter visto um festival de balões na minha infância, mas nem lembro onde foi. Vi a foto e lembrei de imediato...
Bem, vou-me, o chá me espera. Beijos

 
On 26 de agosto de 2009 às 18:59 , jugioli disse...

....uauhhhh!!!!
uma beleza.

 
On 26 de agosto de 2009 às 22:34 , Laura_Diz disse...

Aproveite e boa sorte! bjs Laura

 
On 28 de agosto de 2009 às 04:01 , Ví Leardi disse...

Aproveite e volte logo...A La France...toujours la France!!!

 
On 28 de agosto de 2009 às 11:36 , Aninha Pontes disse...

Tudo tão bonito.
Mas vc terá oportunidades de rever tudo que perdeu.
Aproveite bem, seu tempo.
Nós esperamos por você.
Beijos.

 
On 28 de agosto de 2009 às 14:21 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Passando para um beijo

 
On 31 de agosto de 2009 às 02:02 , Marco Antônio disse...

Fiquei com vontade de dar um passeio de balão, mas embora adore voar e tenha tirado brevê, não teria coragem de me aventurar num balão. Não tente entender, por favor.
Espero que suas "férias" estejam sendo agradáveis. Boa semana e grande abraço

 
On 31 de agosto de 2009 às 20:21 , Celia disse...

Passei pra lhe deixar um abraco.

 
On 1 de setembro de 2009 às 11:09 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Passando para um beijo e te desejar uma linda semana.

Bjus

 
On 2 de setembro de 2009 às 13:37 , Lunna disse...

Passando por aqui e aproveitando para deixar aquele abraço de começo de semana... Espero que esteja se divertindo junto a paisagem que te abraça. Beijos

 
On 3 de setembro de 2009 às 07:21 , liniane disse...

Mais um comentário (hoje estou inspirada e com tempo, que luxo !): pois eu "andei" de balão aqui mesmo,em São Paulo. Em Boituva. È incrível: tranqüilo, pura contemplação. Quem fica observando de baixo, lá da terra firme, abana, faz festa para quem passa. Uma experiêcia que recomendo.
Belo post.
Abs.
Liniane

 
On 3 de setembro de 2009 às 07:21 , liniane disse...

Mais um comentário (hoje estou inspirada e com tempo, que luxo !): pois eu "andei" de balão aqui mesmo,em São Paulo. Em Boituva. È incrível: tranqüilo, pura contemplação. Quem fica observando de baixo, lá da terra firme, abana, faz festa para quem passa. Uma experiêcia que recomendo.
Belo post.
Abs.
Liniane