Quantos acontecimentos ocorreram na história do Brasil no dia 21 de abril...Tiradentes, a morte de Tancredo Neves e a inauguração de Brasília. Pois é, esta última foi há 50 anos atrás, para a história de uma pais é um espaço de tempo curto, mas quanta coisa aconteceu neste período, não é mesmo? Renúncia de presidentes, golpes de estado, nova constituição para o país, e muitas manifestações populares que culminaram com esta abaixo, a mais recente, para "comemorar" os 50 anos da Capital... Confesso que sabia muito pouco sobre as razões que levaram à instalação da capital no interior do Brasil. Lendo sobre o assunto para preparar este post, soube que o Marquês de Pombal já havia pensado na instalação da capital do império português no coração do Brasil e José Bonifácio de Andrada e Silva em 1823 também havia sugerido a mudança da capital para o interior (e proposto o nome de Brasília), o que já foi inserido na primeira constituição republicana de 1891. No entanto a pedra fundamental foi colocada em 1922 e a construção começou em 1956, no governo de Juscelino Kubitschek.O projeto de Lúcio Costa que definiu o urbanismo foi o vencedor de um concurso que envolveu 41 concorrentes. (Clique na imagem abaixo para ver a excelente "linha do tempo" da construção de Brasília da UOL). Em relação à sua concepção e arquitetura, pessoalmente gosto muito, mas elas tem sido muito contestadas e criticadas, dizem que ela não é humana, que é uma cidade "artificial" incapaz de absorver as adaptações decorrentes da evolução, que é simplesmente uma obra de arte para ser somente contemplada.Quanto a isto, acho que só seus habitantes (permanentes, pois os políticos vão e vem) podem responder, e parece que eles tem um dos níveis de vida mais altos do Brasil. Talvez ela ainda esteja longe do sonho de D. Bosco, que dizia que "entre os paralelos 15° e 20° do hemisfério sul perto de um lago havia um lugar de uma riqueza inconcebível onde surgiria a terra prometida vertendo leite e mel", mas ela vai resistindo e se impondo como a capital do Brasil (...embora aqui na Europa ainda pensem que é o Rio ou...Buenos Aires rs). FELIZ ANIVERSÁRIO, BRASÍLIA! (Clique na imagem para ver o diaporama) |
21.4.10 |
Autor: Maria Augusta
Categoria:
Brasil
|
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
21 comentários :
Querida Maria Augusta,
minha prima (arquiteta) recomendou-me fazer uma postagem sobre Brasília mas a sua está tao simpática e condensada que vou é indicá-la... OK?
Como sempre adorei a forma que voce escreve. Adoro sua postura. Correta. Muito informativa. E acima de tudo "gostosa" de ler! Adoro vir por aqui!
Feliz 50 anos Brasília!
Ricardo
Maria Augusta,
belo post e homenagem à Brasília! O Ricardo tem razão, esta TUDO aí, e de forma segura, e simpática, como sempre!
Lindo post, muito instrutivo! Ainda não tive o prazer de conhecer a nossa capital, mas em junho poderei apreciá-la in loco, vou apresentar um trabalho em um congresso que acontecerá lá.
Parabéns, Brasília!
Bjs, minha querida amiga!
Parabéns ao Brasil e a Brasília. Muito bom o post. Não sabia essa do Pombal!
Ricardo, pode indicar à vontade, eu é que te agradeço. E Feliz Dia do Descobrimento para você (hoje já é 22 rs).
Abraços.
Eduardo, tentei condensar as informações que encontrei, não sabia que a idéia da instalação da capital do país no interior era tão antiga.
Um abração.
Wania, eu fui lá duas vezes somente, uma também "a trabalho", para ir ao CNPq. A arquitetura é impressionante mesmo.
Um grande beijo.
Jorge, pois é, parece que foi o Pombal o primeiro a ter esta idéia, levar a capital do Império português da época para o interior do Brasil...
Um abração.
Maria Augusta, eu acho que a idéia de se levar a capital do Brasil para o meio de nada naquela época, foi prevendo reacoes do povo. Imagina se a capital fosse no RJ ou em Sao Paulo, quantos manifestos nós já teríamos tido? Levando a capital para o meio de nada dificultaria em muita coisa a rebeldia do povo.
Parabésn pelo post.
Um beijao
Pensando no que a Georgia disse, explica-se porque o brasileiro é tão apático quando o tema é manifestação. Mas eu não concordo com a idéia de Brasília enquanto capital. Já li que o motivo era que em caso de guerra a capital estaria exposta sendo no Rio. Argumento falho para mim. Enfim, a cidade existe, está lá no meio do nada é um alvo fácil tanto quanto seria o Rio.
Mas também é distante o bastante para que as pessoas a tratem com desprezo e só veja como sendo berço de corrupção e políticos que gostam de dizer que estão lá pelo bem do povo.
Talvez a cidade mereça um outro olhar, mas fica difícil separar o trigo do joio pelo que percebi. Ela provavelmente vai além disso, mas, se esta na chuva é pra se molhar. Ao menos é o que a maioria pensa.
Eu já estive em Brasilia e não sou muito fã daquelas formas modernas, acho que falta passado para ela. Algo impossível de dar a ela, já que são apenas 50 anos. Mas sabe que fazendo um comparativo, ela é pouco mais nova que São Paulo se levarmos em consideração que a paulicéia ficou abandonada as traças durantes naos.
Bacio carissima
Georgia, não havia pensado nesta razão, realmente é mais fácil aglomerar as pessoas no Rio que em Brasília...
Um beijão.
Lunna, Brasília virou mesmo um sinônimo de corrupção. Mas na minha opinião, o fato de que as corrupções são denunciadas é sinal de democracia, falar sobre o problema ajuda a acabar com ele.
Um beijão.
Não gosto de Brasilia, já estive lá em duas ocasiões e não me conquistou. Sou o tipo de pessoa que o lugar precisa me conquistar e acho que realmente é uma cidade fria pra mim, claro. Grande abraço e bom fim de semana
Ótimo posto. Merecida homenagem a Brasilia.
Bom fim de semana. Bj
Querida Maria Augusta!
Achei seu post super pertinente à época do aniversário de nossa capital.
Já visitei Brasília 2 vezes. Gostei. Mas talvez nao me adaptasse em morar lá. Nao sei.
De qualquer forma, esta cidade e eu temos algo em comum...
Um beijo!
Marco, é verdade que alguns lugares não nos tocam, depende de nosso gosto e nossa cultura.
Abraços.
Fátima, fiquei curiosa para saber o que você e Brasília tem em comum. Talvez a data do anversário...conta para nós, please!
Beijos.
Célia, espero que a neve tenha ido embora aí em Estocolmo, aqui está um lindo dia de primavera.
Um beijão.
Em Brasilia a unica coisa boa é o transito (pois os motoristas são educados) de resto não sou fã de lá. Confesso sou apaixonada por sampa, e tudo o que há nesta cidade é claro de muitos caminhos.
Bjs e um ótimo final de semana.
Francy's, legal esta precisão que você trouxe sobre o trânsito de Brasília, estive lá 2 vezes, uma foi no final de semana, não sabia como era o trânsito. Eu também adoro São Paulo, esta gigante.
Beijos.
Feliz aniversário, Brasilia.
Beijos
Visitei Brasília uma úníca vez, quando estava na faculdade, isso meses antes da revolução de 64. Imagine a época...
Gostei daqueles espaços imensos, mais do que da sua arquitetura... Mas o que mais de impressionou bem mesmo, foi ter conhecido a Universidade de Brasília e a sua concepção.
Parabéns pelo post, ótimo como sempre!
Beijos.
Aninha, obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos.
Sonia, não conheço a Universidade de Brasília, deve ser impressionante se julgarmos pelos outros prédios.
Um grande beijo.
Vou contar... mas só no dia 12 de maio!
Beijos
Αftеr trying out the startег kіt, I simply oгԁered
a batсh of 8-10 pаckets of сartomizerѕ; am I sаtіsfіed with green light up?
Yes I'm!
My blog - Green Smoke Discount Code
Hi, Neаt pοst. There's a problem together with your web site in web explorer, could check this? IE nonetheless is the marketplace chief and a large component to folks will miss your fantastic writing due to this problem.
my web blog; http://info.mgo.opava.cz/mgowiki/index.php?title=Uživatel:MichaelaJ
For moѕt recent neωs you have tо pay a
νiѕit world wide web and on inteгnet I
found this web site as a best website for latest updates.
Feel free to vіѕit my wеbpage - katzen-lexikon.de