7.1.10 | Autor: Maria Augusta
Com este post e esta série de fotos gostaria de homenagear a cidade de São Luiz do Paraitinga, berço de Oswaldo Cruz. Estivemos lá em 2006 e ficamos maravilhados com o charme do casario colonial, de suas ruelas coloridas, de sua culinária típica, de seu rico folclore e também com a natureza que a rodeia. Mas o mais importante foi realmente a simpatia e o calor humano das pessoas. Viajávamos com minha sogra idosa, que requeria uma atenção especial e esta não faltou principalmente por parte da proprietária da Pousada Nativa's (nela havia um vitral magnífico representando a Igreja Matriz da cidade), onde nos hospedamos. Partimos de lá com a mala cheia de pequenos sacis e livros sobre as lendas do folclore brasileiro, pois este é levado a sério nesta cidade.

Neste momento terrível que eles estão enfrentando devido às perdas importantes que tiveram devido às chuvas, desejamos que eles superem as dificuldades e reconstruam seus lares e sua cidade, pois esta é um exemplo de valorização da cultura brasileira.


Para saber como você pode ajudar os sinistrados de São Luiz de Paraitinga, clique aqui.
Categoria: , |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

15 comentários :

On 7 de janeiro de 2010 às 10:52 , Anônimo disse...

Lamentavel!

 
On 7 de janeiro de 2010 às 16:36 , sonia a. mascaro disse...

Uma bela homenagem, Maria Augusta. Vi pela tv a igreja desabando, a destruição pela enchente... muito triste...
Espero que eles possam receber recursos para a reconstrução da cidade.

Não conheço a cidade e achei-a muito pitoresca através das fotos do slide show.
Beijos.

 
On 7 de janeiro de 2010 às 18:37 , Ví Leardi disse...

Minha querida..Cá estou voltando aos poucos.Primeiro, tudo de bom para vcs com muita saúde e alegrias.Muito oportuno este teu post sobre esta tragédia causada pelas chuvas que parecen resolveram fazer misérias neste começo de ano aqui no Brasil.Não sei o que choca mais, se as imagens de Paraitinga ou as de Angra com uma de suas encostas totalmente destruida e o desespero de quem perdeu tudo!!!É para chorar.Bom bem pouco podemos contra estas forças da natureza,e onde será que realmente começa a nossa culpa? São Paulo também tem sido castigada...os temporais são assustadores... barulhos que nunca ouvi antes... e que CALOR...!!E aí?
parece que muito frio.Tinhamos planejado uma viagem para Nova York no Carnaval mas não vamos, as temperaturas esperadas são polares,fora os aereoportos e seus scanners que deixam todos nús!! Jesus onde iremos parar?Bom amiga nem por isto o ano novo não se apresenta esperançoso...aqui em casa tudo bem.Puxa escrevi demais..acho que é a saudade!! beijos grandes.

 
On 7 de janeiro de 2010 às 19:21 , Paçoca disse...

Maria Augusta, achei a postagem carinhosa, de muito bom gosto e sensibilidade. Parabéns! è uma pena esta tragédia. Ficamos aqui assistindo e...
E enquanto não nos atinge, pensamos em doar alguma coisa e só e pronto e tudo. O que não basta. Não é mesmo? Um beijo da Paçoca!

 
On 7 de janeiro de 2010 às 21:52 , Rolando Palma disse...

Não conhecia... e vale mesmo a pena conhecer.

Bom espalhar a mensagem, para que a ajuda seja a maior e mais rápida possivel.

Um abraço
Rolando

 
On 8 de janeiro de 2010 às 08:22 , Maria Augusta disse...

Eduardo, é muito triste mesmo!
Abraços.

Sonia, eu a conheci há três anos, ela é ao mesmo tempo simples e rica em atividades para festejar o folclore e as festas brasileiras. Tomara que consigam se reerguer rapidamente!
Um beijão.

Vi, fico contente em saber que está tudo bem com vocês, é sempre muito bom receber tua visita. Quanto a estas tragédias é realmente espantoso como elas se sucedem. A de Angra soube que também foi uma calamidade, com muitos mortos. Por aqui está fazendo muito frio mas por enquanto dentro das médias invernais. E você tem razão, está ficando cada vez mais complicado ir aos EUA, é uma pena.
Um beijão para você.

Paçoca, temos muito boas lembranças desta cidade, ainda há alguns dias mostrávamos as fotos a amigos. Dá muita pena mesmo vê-la neste estado, doar algo deve ajudá-los a reconstruir, tenho certeza que eles conseguirão se reerguer depressa.
Beijos.

Rolando, é verdade, eles vão precisar de muito apoio, principalmente aqueles que perderam suas casas com todos os seus bens.
Um abração.

 
On 8 de janeiro de 2010 às 10:52 , Wania disse...

Maria Augusta

Este ano chegou com força, com a força da Natureza, o que é pior...
Quanta coisa linda destruída: vidas, histórias, patrimônios e esperanças!
Que tenhámos uma trégua!

Linda cidadezinha...que consiga se reerguer o mais rápido possível e aos que perderam os seus afetos, que tenham a sua dor abrandada pelo Altíssimo!

Bjs, amiga querida!

 
On 8 de janeiro de 2010 às 12:37 , Marco Antonio disse...

Tenho acompanhado a força da natureza nesse começo de ano e embora seja lamentável, também há de se dizer que é previsível e a tendência é seguir piorando. Acho que brincamos com forças sobre as quais pensamos ter controle. Enfim, é triste a realidade que se desenhou por aí, mas infelizmente resta-nos contar os mortos, dar apoio aos vivos e recomeçar, quem sabe partindo do princípio de respeitar tudo aquilo do qual só tiramos proveito.
Grande abraço

 
On 8 de janeiro de 2010 às 15:15 , La Maison d'Ávila disse...

As chuvas andam castigando por aqui..
A natureza chamando atenção...espero que o aviso seja escutado por todos..
Grande post amiga, espero que todos ajudem..
Como foi de férias?? Passeou muito?
Já estávamos com saudades!!
Super beijos,
Regina.

 
On 9 de janeiro de 2010 às 06:25 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, lindas imagens.

Pois é, por aqui passou na TV logo no primeiro dia de Janero as perdas no Rio de Janeiro na regiao de Angra dos Reis. O que a chuva anda fazendo. É a natureza tomando o seu espco. Pena que uma linda cidade histórica como essa passa por isso, pois eles vivem do turismo...

Bom fim de semana

Um grande beijo

 
On 9 de janeiro de 2010 às 10:36 , Maria Augusta disse...

Wania, deve ser muito duro perder seu teto e seus pertences. Realmente esperemos que a "reconstrução" de cada aconteça rapidamente, tanto em Sõ Luiz quanto em Angra e também nos outros lugares afetados por estas chuvas.
Um beijão.

Marco, é verdade que a ação humana sobre a natureza causa estragos que muitas vezes se voltam contra nós mesmos. Precisamos ter humildade para reconsiderar nossos atos e respeitar mais a natureza.
Um grande abraço.

Regina, pois é, a natureza mostra que é ela que tem a última palavra. Minhas férias foram muito boas, não fomos longe pois o inverno aqui está bravo, mas descansei bastante e coloquei muitas coisas pendentes em dia.
Um grande beijo.

Georgia, é verdade que o turismo é importante para eles, pois além do patrimônio histórico, eles fazem também muitas festas como o Carnaval e as ligadas ao folclore brasileiro, tudo com autenticidade e simplicidade.
Um beijão.

 
On 9 de janeiro de 2010 às 18:18 , Meire disse...

Vendo tuas imagens, lendo teu post, e imaginando a tragédia, da uma dor tao grande no peito.
Meu Deus! Qta tragédia, a natureza esta revoltada e o "bicho homem" ainda nao entendeu nada.

Bjs

 
On 9 de janeiro de 2010 às 20:57 , Celia disse...

Muito triste mesmo que uma cidade tao linda tenha sido castigada pela natureza. Como falei no meu último post; essas mudancas que o mundo esta sofrendo deixa muitos estragos, especialmente qdo vem com mortes.Um bom fim de semana. Bj

 
On 10 de janeiro de 2010 às 10:38 , Maria Augusta disse...

Meire, nem tive coragem de colocar as imagens da cidade como ela está agora...tomara que eles consigam reconstruir e restaurar rapidamente.
Beijos.

Célia, parece que eles tiveram uma pessoa desaparecida, e em Angra houve inúmeras perdas humanas, isto é realmente o pior que pode acontecer.
Um beijão.

 
On 11 de janeiro de 2010 às 12:14 , Lunna disse...

Não conhecia essa cidade, a bem da verdade nem tinha ouvido falar até então. Mas acho que o Brasil é carente em vários sentidos, acho que tudo isso poderia ter sido evitado, não é a primeira vez que uma tragédia atingi cidades inteiras. Mas as prioridades por aqui são sempre outras. Um serviço eficiente de prevenção teria sido de grande ajuda. Mas é fácil culpas a "força voraz da natureza", não?
Beijos