25.1.10 | Autor: Maria Augusta

Mosteiro de São Bento, tratamento numérico feito por mim a partir de uma foto tirada no mirante do Banespa (2009)

Hoje São Paulo, a gigante, está completando 456 anos...velha ou moça, depende do referencial, não é mesmo? Mas apesar de toda a sua idade ela ainda guarda alguns mistérios, lugares secretos onde o comum dos mortais não tem acesso, embora possa imaginá-los a partir da beleza ou da imponência exterior. Um deles é o interior do Mosteiro do São Bento, que vai abrir excepcionalmente para este aniversário, para apresentar uma exposição de arte contemporânea chamada "Arte e Espiritualidade".

Este prédio foi construido entre 1910 e 1914, no entanto a ordem religiosa que lhe deu origem está neste local desde 1600. Nele, que abriga 42 monges, já funcionou um cineclube que costumava passar filmes de Ingmar Bergman e um teatro que revelou Sérgio Cardoso, mas estava fechado ao público desde os anos 1960. Para esta exposição serão abertas as salas do colégio e da faculdade, o parlatório do mosteiro e a capela do colégio, que foi reformada para a visita do papa Bento XVI a São Paulo. Nesta podem ser vistos belos vitrais e afrescos do pintor austríiaco Thomas Scheuchl. O claustro (jardim interno que os monges usam para meditar) permanecerá fechado mas poderá ser percebido a partir das janelas de uma das salas de exposição.

A mostra "Arte e Espiritualidade" traz pinturas, fotografias e instalações contemporâneas que investigam o papel da espiritualidade no mundo moderno e são da autoria de Carlos Eduardo Uchôa, José Spaniol e Marco Giannotti. "No primeiro piso da exposição, José Spaniol apresenta obras da série balanças e lousas nas salas do Parlatório do Mosteiro. Para o teatro, Spaniol e Giannotti criaram uma vídeoinstalação sobre o tempo. Nas salas subseqüentes, os artistas Marco Giannotti e Carlos Eduardo Uchôa apresentam pinturas de grande escala e duas interpretações distintas sobre a via Crucis em 14 estações. O segundo andar traz uma série de fotografias de Uchoa sobre imagens refletidas que foram escolhidas para a exposição, com destaque para as imagens em “looping” instaladas em dois monitores. O encerramento da visitação é no terceiro andar, com uma instalação de Uchoa e Spaniol dentro da Capela e que tem como tema o céu e o inferno" (fonte aqui). Mas vamos visitá-la? Para isto, clique na imagem abaixo e veja o diaporama magnífico do portal da UOL mostrando toda a exposição.

E como São Paulo não é a única que aniversaria no dia 25 de janeiro, divido com vocês esta réplica do bolo paulistano que saboreamos no meu aniversário do ano passado no restaurante "Casa da Fazenda" na Paulicéia (mas, vejam bem, é São Paulo que está completando 456 anos e não eu, viu???). Hum, estava uma delícia!




Endereço e horários da exposição :

Largo de São Bento s/n Centro São Paulo

Estação São Bento do Metrô

Visitação Monitorada: das 13:00h às 17:00h de terça a sexta e das 10:00h às 17:00h aos sábados e domingos, até 21 de Fevereiro de 2010, quando se encerra a exposição. ENTRADA FRANCA.

Se você for à exposição, não deixe de passar na padaria dos monges na entrada do mosteiro, tem uns pães deliciosos, o meu preferido é "pão São Bento", à base de mandioquinha.

Fontes :
Portal UOL
Globo News (vídeo da exposição aqui)
Site do mosteiro




You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

24 comentários :

On 25 de janeiro de 2010 às 01:06 , João Menéres disse...

MARIA AUGUSTA !!!

Então os meus sinceros parabéns!!!

Um beijo a desejar-te tudo de bom neste novo aninho de vida!


Que é isso de tratamento numérico?
Não dá para me explicares por mail?

Fiquei encantado com a tua imagem e com o que apresentas do Mosteiro de S. Bento.
Vi tudo cuidadosamente.

Um beijo e obrigado.

 
On 25 de janeiro de 2010 às 04:10 , sonia a. mascaro disse...

Querida Maria Augusta,
Parabéns e muitas felicidades! Tudo de maravilhoso para você!
Beijos.

PS: Vou voltar mais tarde para apreciar com calma essa linda homenagem à nossa cidade.

 
On 25 de janeiro de 2010 às 07:26 , Li Ferreira Nhan disse...

PARABÉNS A NÓS TODOS!!!

 
On 25 de janeiro de 2010 às 08:01 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, parabéns nesta data tao especial.

Tudo de bom, muitas bêncaos de vida!

Uma pena estar fechado assim tantos anos para visita. Embora no aniversário de Sao Paulo eles facam essa excecao, mas mesmo assim acho muito pouco.
A exposicao é prá lá de reveladora. É magnífica!

Eu me lembro desse bolo, rs.

Te desejo um dia lindo e abencoado.

Um grande beijo

 
On 25 de janeiro de 2010 às 08:49 , Meire disse...

Deve ser amravilhoso inaugurar idade nova junto com nossa querida Sampa.
Parabens Maria Augusta, hoje tem flores pra vc no meiroca.com.
Bjs

 
On 25 de janeiro de 2010 às 09:48 , Maria Augusta disse...

João, obrigada pela visita, sobre o tratamento numérico vou te mandar por mail, daqui a pouco. Que bom que você gostou, com o "olho de fotógrafo" que você tem tua opinião tem uma dimensão profissional.
Um abração.

Sonia, obrigada, você também conhece "a dor e a delícia" de ser paulistana, logo também está de parabéns no dia do aniversário da cidade.
Um beijão.

Li, é isso aí, todos estamos de parabéns e cada dia, na nossa labuta diária.
Beijos.

Georgia, te agradeço pelos votos, realmente "adaptei" com o Paint Shop o bolo do ano passado, porque o achei muito paulistano rs.
Um grande beijo.

Meire, obrigada pelas flores, é bom aniversariar com a cidade, quando morava lá o dia de meu aniversário era feriado, então tinha sempre uma grande festa onde todos podiam vir. Aqui nem feriado é, pode rs?
Um beijão.

 
On 25 de janeiro de 2010 às 10:39 , Bel disse...

Oiê!
Vim pelo blog da MEire... e gostei muito daqui!
Parabéns pelo aniversário, e gostei muito das fotos e das dicas sobre Sampa!
Bjo!

 
On 25 de janeiro de 2010 às 11:16 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Deixa eu esclarecer...

Nao sei se estou sendo copiada ou nao. O fato foi que achei esse "atencao" que pisca e achei que seria legal colá-lo lá, foi isso.

Mas se tem alguém me copiando eu nao sei.

Legal a visita da minha amiga Bel por aqui, foi ela quem fez o Saia Justa prá mim, estou sempre falando dela no meu blog.

Um beijao

 
On 25 de janeiro de 2010 às 12:32 , Elma Carneiro disse...

Parabéns Maria Augusta.
Que você seja sempre feliz na sua vida.
Gostei muito de ter conhecido parte do Mosteiro São Bento, assim com as obras de arte, os vitrais, mas não achei muito interessante algumas interferências das instalações.
E no mais foi muito bom conhecer o lado que era escondido do público que por sí já vale pela exposição e para matar a curiosidade.
Mais uma vez parabéns e um abraço apertado pelo seu niver.
Beijooo

 
On 25 de janeiro de 2010 às 14:56 , Anônimo disse...

Maria Augusta,

precisava uma brasileira lá do outro lado do mundo, nos lembrar, com seu post dessa data de são Paulo! Eu cá em Santa Catarina, muito mais perto, nem me lembrava!
Bjs e PARABÉNS pelo post!

 
On 25 de janeiro de 2010 às 21:24 , Marco Antônio disse...

Passando para conferir pois tinha certeza de que escreverias algo sobre São Paulo. Não sabia que fazia aniversário nesta mesma data. Que milagre ocorreu de não se chamar Paula? rs
Desculpe a brincadeira, mas isso é bem comum no que se trata de nomes para os paulistanos, não? Grande abraço e que muitas outras comemorações venham nos proximos anos.

 
On 25 de janeiro de 2010 às 21:37 , Celia disse...

Maria Augusta, parabens pela data especial, que é seu aniversario. Muitas felicidades e muitos anos de vida.
Parabens a S.Paulo tb. amei ouvir essa musica no blog. Bjao.

 
On 26 de janeiro de 2010 às 03:30 , Fatima Cristina disse...

Maria Augusta,
você acredita que hoje aqui ao abrir os e-mails e também os blogs, senti que tinha de passar no CCCJ por alguma razao... e olha o que encontro aqui: você celebrando aniversários! O seu e o de SP!
Que bom que eu vim e pude ainda lhe desejar (mesmo que depois da meia noite do dia 25) um FELIZ ANIVERSÁRIO!!! Tudo de bom e de gostoso!
Ontem (24) foi o Tonho, hoje (25) você! A blogsfera está realmente em festa! PARABÉNS!

Beijos calorosos daqui do Rio!

 
On 26 de janeiro de 2010 às 03:31 , Fatima Cristina disse...

Esqueci de dizer:
Lógico que adorei o seu post e o slideshow. Mas Caetano é covardia! Valeu!

 
On 26 de janeiro de 2010 às 08:56 , Maria Augusta disse...

Bel, muito obrigada pela visita, espero que volte sempre.
Um grande beijo.

Georgia, ainda bem que você não está sendo copiada, é muito chato ver nossas palavras e nossas experiências usadas como se fossem de outra pessoa, principalmente quando associadas a vendas de produtos, como aconteceu comigo.
Um beijão.

Elma, é verdade, só por mostrar o lado "escondido" do mosteiro, esta exposição já vale a pena. Obrigada pelos parabéns e um grande beijo.

Eduardo, não dá para esquecer o aniversário de São Paulo porque coincide com o meu rs. Enquanto os amigos e familiares lembrarem meu aniversário, pensarei no de São Paulo.
Um abração.

Marco, é verdade que poderia me chamar Paula, pois além de nascer em São Paulo no dia de seu aniversário, também foi no Hospital São Paulo, na Vila Mariana rs.
Abraços e obrigada pelos parabéns.

Célia, te agradeço, esta música do Caetano é demais mesmo, né?
Um grande beijo.

Fátima, obrigada pela visita, sei que você está viajando, mas esta sintonia que nos traz a blogosfera é incrível, não é mesmo? Na série de aniversários hoje temos o do blog "Luz de Luma".
Um beijão.

 
On 26 de janeiro de 2010 às 11:42 , Francys Oliva disse...

Que legal fazer aniversário junto com essa cidade. Eu não gostava muito daqui, mas depois que fui para Portugal me vi gostando de São Paulo.
Feliz aniversário atrasado. Muitas felicidades. Beijitos

 
On 26 de janeiro de 2010 às 13:44 , Luma Rosa disse...

Dica anotada! Estarei em São Paulo antes do término da exposição e me interessei muito! Obrigada pela indicação! E parabéns pelo seu aniversário, mesmo os votos sendo atrasado, sabe que lhe quero muito bem! Felicidades!! Beijus,

 
On 27 de janeiro de 2010 às 09:26 , Maria Augusta disse...

Francy's, obrigada, às vezes quando estamos longe é que conseguimos avaliar bem as coisas, é verdade.
Um grande beijo.

Luma, legal que você vai vê-la, aproveite que você está no Centro para ir também ao Pátio do Colégio, onde nasceu a cidade e também ao mirante do Banespa. Obrigada e saiba que também tenho muito carinho por você, apesar de conhecê-la apenas pela blogosfera.
Um beijão.

 
On 27 de janeiro de 2010 às 14:08 , Lunna Guedes disse...

Bom dia Maria Augusta, me perdoe fela falta, mas estive imersa em mim mesma nos últimos dias...
As vezes me desligo e até ligar novamente o tempo segue do lado de fora.
De qualquer forma, receba meu abraço e felicitações. Que os dias sejam poéticos e imersos em diversas possibilidades e que a cada novo dia haja muitos motivos para comemorar, afinal, todo dia deve ser motivo para festas.
Segue nas entrelinhas o meu carinho por essa figura especial que se desenha pra mim através das palavras que encontro aqui, em meu blog e em outros blogs que visito e "te encontro" também.
Adorei o post, já tinha lido sobre a exposição e há dias penso em ir até lá, faremos isso antes do carnaval com toda certeza...
Grande abraço

 
On 27 de janeiro de 2010 às 20:36 , As Tertulías disse...

Fico triste em pensar no que fizem com nossas cidades... Sao Paulo, Rio... só para citar duas. Porque o "Patrimonio Nacional" nunca foi levada a sério, nao dá para entender! Olhe só Buenos Aires...

 
On 27 de janeiro de 2010 às 21:14 , La Maison d'Ávila disse...

Minha querida amiga Maria Augusta,

Não vim comentar...vim agradecer. Perdi seu e-mail..

Fui surpreendida com seu lindo presente. Chegou esta semana, como demora...vi pela data...
Dentro, um carinhoso cartão, com seu nome gravado .Seu delicado gesto me emocionou.
Fiquei sem palavras...
Um livro maravilhoso, de desenhos e pinturas de aquarela que me encantou.
Muito obrigada amiga...jamais esquecerei minha querida amiga...
Desejo que seja muito feliz e que receba todas as graças desta vida. Que seus dias sejam repletos de realizações, harmonia, saúde e amor.
De sua eterna amiga, de coração,
Obrigada,
Regina d'Ávila.

 
On 27 de janeiro de 2010 às 21:16 , La Maison d'Ávila disse...

E Parabéns pelo seu aniversário..
Muita harmonia, paz..
e grandes realizações,
Beijos,
Regina d'Ávila.

 
On 27 de janeiro de 2010 às 22:03 , Wania disse...

Maria Augusta

Mesmo atrasadinha com as minhas leituras na blogosfera, e portanto atrasada para o teu aniversário não poderia deixar de registrar aqui o meu mais sincero e apertado abraço para ti.

Não nos conhecemos na vida real, mas a virtualidade consegue criar laços e alimentar amizades de uma maneira muito forte...e a nossa amizade eu sinto que é assim! Não sabes como me faz contente esta "troca" de energias e sintonias que temos uma com a outra.
Que os Anjinhos te iluminem e te protejam sempre... apesar de seres uma pessoa que tem LUZ própria!


Quanto ao teu post....sempre lindo e bem feito.Eu, mesmo sendo gaúcha, gosto muito de São Paulo! Gostaria de estar lá para apreciar tudo isso ao vivo e a cores!


Parabéns mais uma vez a você e a São Paulo!!!!!

Bjão, amiga querida!

 
On 28 de janeiro de 2010 às 09:45 , Aninha Pontes disse...

Ih! perdi a data. Desculpe.
Mas desejar felicidades à alguém que se gosta, nunca é tarde.
Parabéns querida Maria Augusta.
Que você tenha muitas alegrias em sua vida.
Que a saúde, o amor sejam seus companheiros frequentes.
São Paulo é isso, o mosteiro é assim encantadoramente lindo. Até o entrar na igreja, sentar para descansar, é apaziaguador.
Parabéns pelo post, parabéns à São Paulo, para béns à você.
Um beijo