18.5.09 | Autor: Maria Augusta

George Garen - Embrasement de la tour Eiffel pendant l’Exposition universelle de 1889 (fonte)

Dia 15 de maio a Dama de Ferro, ou seja, a Torre Eiffel completou 120 anos...e está mais jovem do que nunca. Para seu aniversário ganhou roupa nova (foi completamente pintada), uma exposição contando sua história, recentemente ganhou um novo restaurante e continua a receber cada vez mais visitantes. Já imaginou Paris sem ela? Difícil, não é mesmo? Pois ela por pouco não existiu e no começo do século passado quase foi demolida, sob o peso das críticas de seus detratores que publicaram um manifesto de protesto, no qual a chamavam de inútil e monstruosa chaminé de fábrica, entre outras "gentilezas"...

(fonte)

Polêmica Gustave Eiffel, o empresário que a criou, não era um débutant. Especialista em estruturas metálicas, ele já havia construido o viaduto do Porto sobre o Douro em Portugal, o viaduto de Garabit no sudoeste da França, entre outros. A montagem da Torre Eiffel começou em 1887 e ela ficou pronta para a exposição universal de 1889, que comemorava o primeiro centenário da Revolução Francesa. Sua estrutura em arcos que se encaixam deve suportar a ação do vento, que é seu maior perigo. Normalmente, ela deveria ser demolida 20 anos após a exposição...no entanto, o interesse popular a manteve em pé...quando este arrefeceu pensou-se em retirá-la da paisagem de Paris. Mas Eiffel nela havia instalado estações de radio e laboratórios de pesquisas meteorológicas,o que impediu seu desmantelamento.

(fonte)

Desafiadora...Seu porte sempre exerceu um fascínio sobre os aventureiros ...alguns galgaram seus degraus a pé em competições, outros em bicicleta, em motocicleta, até um elefante nela se aventurou. Muitos escalaram suas estruturas, equilibristas realizaram números, paraquedistas se lançaram do seu topo, e nos primórdios da aviação, Santos Dumont venceu um concurso cujo objetivo era rodeá-la saindo de Saint-Cloud (subúrbio de Paris) e voltando ao ponto de partida ...em 30 minutos!

(fonte : imagens Google)

Inspiradora...Ela também foi fonte de inspiração para pintores e poetas : por exemplo a obra acima no inicio do post é de Georges Garen, que a pintou durante a exposição universal de1889...depois Seurat, o Douanier Rousseau, Signac, Bonnard, Utrillo, Gromaire, Vuillard, Dufy, Chagall também a celebraram, assim como Robert Delaunay que deu a ela facetas cubistas numa série pintada a partir de 1910. Poetas como Apollinaire e e músicos também nela buscaram sua inspiração, assim como vários filmes a tiveram como cenário. Acima, Ratatouille (no filme de mesmo nome) a observa parecendo fascinado pela "Dama de Ferro".

(fonte : imagens Google)

Radiante A iluminação da Torre Eiffel também merece um capítulo à parte, ela acompanha os eventos que vão marcando a história. Ela se vestiu de vermelho para o ano da China na França, de azul com 12 estrelas para a inauguração da presidência francesa da Europa, explode em mil fogos de artifício a cada passagem de um ano a outro, sendo que a mais memorável foi a entrada do novo milênio...diariamente a cada início de uma nova hora ela cintila durante 5 minutos, fornecendo um espetáculo aos passantes e lembrando que, Paris, por esta e por outras, é a "Cidade Luz"...e que a Torre Eiffel é sua estrela mais brilhante!


Categoria: , |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

18 comentários :

On 18 de maio de 2009 às 09:23 , Fatima Cristina disse...

Olá Maria Augusta!

Gostei muito do que encontrei no seu blog também!

Lindo post comemorativo da Torre Eiffel! E também uma ótima escolha de video-clip e música. Que cantora linda e expressiva!

Obrigada pela visita ao "Boa Baltazar". Volte sempre que quiser, nem que seja só para jogar sudoku!

Abraços,
Fatima

 
On 18 de maio de 2009 às 11:11 , Anônimo disse...

Maria Augusta,

gostei de conhecer as várias denominações e apelos da Torre! O que seria de Paris sem ela?

 
On 18 de maio de 2009 às 19:55 , Anônimo disse...

MAugusta,
mas que bonitas imagens !!! Parabéns. Um dia irei conhecer Paris :)

Beijinho

 
On 18 de maio de 2009 às 21:21 , Marco Antônio disse...

Excelente post sobre a senhora de ferro. Meu pai esteve em Paris apenas para conhecê-la em 87 e trouxe uma miniatura dela pra mim, um daqueles pesinhos de papel.
Imaginar Paris sem sua senhora de ferro é algo que o cinema já nos apresentou, não é? Assisti com a Lu um filme desses de ficção científica onde o mundo é destruído por alguma catástrofe.
Grande abraço

 
On 18 de maio de 2009 às 21:29 , Lunna Guedes disse...

Ai Maria Augusta, confesso que não sou fã da bendita torre Eiffel. Nunca achei muita graça nessa composição de ferro. Quando estive em Paris fiquei a observá-la até com certo desconforto porque ao meu lado estava alguém achando encantadora, belissima e eu lá com aquela cara "é só um monte de ferro". Eu sei que é um cartão postal e tem a sua identificação com a cidade e tudo mais, mas ela não me conquista. Só isso. rs
Em compensação, sou completamente apaixonada pelo Chans Elise. Só eu mesma. Beijos daqui

 
On 18 de maio de 2009 às 22:26 , Anônimo disse...

Maria Augusta, quando a vi pela primeira vez chorei! Não me pergunte porque…ou melhor, eu sei! Meu lado romantic veio à tona e pensei em todas as coisas que ela presenciou e nas pessoas que por ali passaram, em quantos amores ali começaram e ali terminaram. É inimaginável que alguém queira destruí-la. Ela é símbolo! Sei que houve um tempo que a acharam inútil e que Paris não anda lá essa coisa limpa e chic, mas convenhamos, é uma cidade de sonho e de curtição! Não consigo imaginar a cidade sem a torre. Boa semana! Beijus

 
On 19 de maio de 2009 às 08:13 , Meire disse...

Bom dia Maria Augusta!

Fui a Paris uma unica vez, e a Torre Eiffel era o meu interesse. Andava procurando a Silhouta da Torre em algum ponto de Paris. Ate' que a encontrei....foi maravilhoso.

Bjs

 
On 19 de maio de 2009 às 09:59 , Maria Augusta disse...

Fátima, obrigada pela visita, gostei demais de seu blog, pelo conteudo e também pelo Sudoku rs.
Um beijão e volte sempre.

Eduardo, a torre é o simbolo de Paris, difícil imaginar que quiseram impedir a sua construção, né?
Abraços.

Marco, nos filmes "Independence Day" e também em Armagedon ela desaparecia do mapa, é um símbolo forte.
Abração.

Lunna, na época de sua construção houve um manifesto de artistas dizendo que ela poluia a paisagem de Paris, logo você não é a única a não gostar dela(rs). Pessoalmente o que não gosto nela são as filas na entrada...
Um beijão.

Luma, eles quiseram demoli-la no início do século passado, ela ainda não era um símbolo na época, hoje seria inadmissível. E você tem razão ela é muito romântica...
Beijos.

Meire, muitas pessoas que conheço depois que saem da Torre Eiffel dizem : "Agora posso dizer que estive na França!". Interessante como ela marcou a paisagem de Paris e da França.
Um grande beijo.

 
On 19 de maio de 2009 às 15:25 , Elma Carneiro disse...

Bom dia Maria Augusta, a Dama de Ferro francesa é sem dúvida o maior símbolo de Paris, linda e imponente.
Tenho no chaveiro do meu carro uma linda miniatura dessa torre, e ela me empresta "aquele" ar chique.
Não dá mesmo para imaginar Paris sem ela.
Muito gostoso o seu post.
Beijos

 
On 19 de maio de 2009 às 15:47 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ah, pode ser um monte de ferro, mas que ela é parte da história da Franca, isso é. Qunado se fala em Paris, a primeira coisa que se diz é: A Torre Eifel conhece?

Também nao sabia que eles já a quiseram demoli-la, fiquei impressionada agora, porque eu seu que os franceses adoram esses monumentos enooooormes e ver uma Paris sem essa torre é o mesmo que deixar de existir, rs.

Um grande beijo e lindo o video, a música é linda!!!

 
On 19 de maio de 2009 às 17:35 , Ví Leardi disse...

...m
Maria Augusta...quantas lembranças maravilhosas aos seus "pés"...acho que todas as vezes que fui a Paris fui revê-la... lindas imagens e histórias...ando morrendo de saudades...quem sabe lá por setembro...Beijos..Estive ausente sem internet por dois longos dias.. :-))

 
On 19 de maio de 2009 às 18:15 , sonia a. mascaro disse...

Que belíssimo post, Maria Augusta. Não conheço Paris mas é um dos meus sonhos... Também não sabia que um dia pensaram em demolí-la...
Ela é mesmo fonte de inspiração, estou aqui me lembrando de quantos filmes já vi em que ela aparece sempre fascinante.

PS: Meu filho comemorou aniversário junto com a Torre! Ele 33 e ela 120!
Bjs.

 
On 19 de maio de 2009 às 20:01 , Anônimo disse...

Maria Augusta, me desculpe mas sem querer eliminei o seu comentário junto com o de outro blogueiro também rsssssssss...desculpe! foi sem querer...

mas 'falta de chá'... em portugal quer dizer falta de elegância, falta de educação :)

Um beijinho para si e volte sempre.

 
On 19 de maio de 2009 às 20:25 , Celia disse...

Lindas as fotos. A Torre é realmente muito bonita. Quando estivemos em Paris, ficamos 4 horas na fila pra subir, mas valeu a pena. A vista lá de cima é maravilhosamente linda. Um dia volto lá. Bjoka pra vc.

 
On 20 de maio de 2009 às 00:09 , sonia a. mascaro disse...

Maria Augusta, você tem razão! Acho que é mesmo difícil blogar imaginando que ninguém vai ler. É uma maneira hipotética de tentar se soltar e não se inibir ao escrever, talvez... Acho que o caminho do meio é melhor, mesmo.
Beijos!

 
On 20 de maio de 2009 às 07:59 , Maria Augusta disse...

Elma, ela é o símbolo de Paris e é declinada em várias versões, além dos chaveiros e outros pequenos objetos, atualmente a moda são os sapatos na forma da Torre Eiffel. Até que não são feios, e são originais rs.
Um grande beijo.

Georgia, na época da construção os artistas fizeram um manifesto "barra pesada" criticando a torre. Quem diria que ela se tornaria o que é hoje para os franceses e para o mundo...
Um beijão.

Vi, vivement que tu reviennes en France!. Realmente quando se vem a Paris subir na torre é incontornável . Gosto também de passear ali pelos arredores, o Campo de Marte nesta época, por exemplo, é uma delícia.
Beijos.

Sonia, parabéns ao teu filho pelo aniversário! É verdade que todos os filmes que se passam em Paris mostram a torre, senão nem parece que estão lá rs.
Um grande beijo.

Ellen, não faz mal, depois vou lá ver a solução do enigma.
Um beijão.

Célia, a vista do alto é mesmo maravilhosa, Paris a nossos pés!
Um grande beijo.

 
On 20 de maio de 2009 às 20:40 , sonia a. mascaro disse...

Maria Augusta, obrigada por suas generosas palavras no blog "O Que Elas Estão Lendo!?".
Acabei de atualizar o Leituras com o primeiro capítulo do livro.
Beijos.

 
On 20 de maio de 2009 às 22:58 , Aninha Pontes disse...

Ela é imponente e maravilhosa né?
Com qualquer nome, será sempre linda.
Um beijo querida.