30.3.09 | Autor: Maria Augusta

Photobucket

Este castelinho chamado Charmois fica aqui pertinho de casa, posso ver o alto de suas árvores da minha janela. Gosto muito dele pois é charmoso e pequeno, me faz pensar no castelo da Branca de Neve e dos 7 Anões. O estilo dele parece da Renascença, mas na verdade ele foi construido no século XIX.

Fica no meio de um parque com jardins e um espelho d'água e muitas vezes já peguei meu material e fui trabalhar à sombra de suas árvores, ouvindo os trinados dos pássaros, pois nele existe um refúgio, com varias espécies. Felizmente, durante o vendaval de 1999, que destruiu a metade das árvores da França, ele não foi muito afetado.

No lugar onde ele se encontra, já habitou o pintor oficial (Claude Joseph Gilles chamado : o Provençal) do Rei Stanislas, sogro de Luis XV. Durante a II Guerra Mundial os alemães usaram suas cavalariças como prisão. Atualmente o castelo pertence à prefeitura, que nele abriga uma associação de pétanque (jogo com bolas metálicas tipicamente francês), realiza reuniões com os habitantes, exposições e aluga seus salões para festas como casamentos e aniversários.

Ele é um dos "castelos do meu caminho", quando saio para fazer caminhadas nos dias de primavera...e lá vou eu, até logo!

Photobucket

Categoria: |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

21 comentários :

On 30 de março de 2009 às 17:41 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oba, primeeeeeeeeira!!!

 
On 30 de março de 2009 às 17:44 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, que belo jardim. Lindo mesmo. Nós nao temos um assim tao pertinho de nós, para isso precisamos andar de carro uns 10 minutos. O que também é lindíssimo.
Entao, boa caminhada prá você, aproveite esse lindo dia. Hoje temos 14°graus uma delicia de tempo.

Beijao

 
On 30 de março de 2009 às 18:12 , Jorge Pinheiro disse...

E que caminho, minha amiga! Muito simpático, mesmo.

 
On 30 de março de 2009 às 18:51 , Anônimo disse...

Lindo, heim? É impressão minha ou ele é meio tombadinho pro lado? Observei isso na segunda imagem, ao longe. Boa semana! Beijus

 
On 30 de março de 2009 às 21:38 , sonia a. mascaro disse...

Maria Augusta, que maravilha de jardim, que castelo belíssimo! Posso imaginar como são delíciosos os seus passeios.
Muito lindas as suas imagens!
Beijos.

 
On 30 de março de 2009 às 22:28 , Aninha Pontes disse...

Puxa, lindo mesmo.
Fazer uma caminhada nesses jardins, deve ser regenerador.
Um sonho de lugar.
Parabéns.
Um beijo

 
On 31 de março de 2009 às 03:13 , Anônimo disse...

Demorei, mas cheguei...
Nossa, que bela paisagem para se observar. Desde criança eu gostava de castelo, até que uma bendita professora resolver analisar meu pobre e humilde desenho de castelo. Afff.
Mas esse me surpreendeu, pelo detalhe dele bem no meio da paisagem. Fiquei a imagem a neblina a envolvê-lo, como se estivesse nas nuvens... Hummmm.
Abraços meus

 
On 31 de março de 2009 às 08:21 , Maria Augusta disse...

Georgia, parece que a primavera enfim chegou, o sol está até esquentando (rs). Melhor aproveitar enquanto dura, né?
Beijos.

Jorge, escolho os caminhos mais bonitos e arborizados, principalmente quando o sol é forte.
Abraços.

Luma, ele não é tombadinho não, deve ser a foto (rs).
Um beijão.

Sonia, este é um dos mais bonitos, temos outros dois ou três aqui nas proximidades.
Beijos.

Aninha, revigora mesmo, é muito bom ver a natureza renascendo e ouvir o canto dos pássaros.
Um beijão.

Lunna, que bom que você chegou! Verdade que ele é belo no inverno também envolto pela neblina e coberto de neve...
Um grande beijo.

 
On 31 de março de 2009 às 11:10 , Meire disse...

Que privilegio!
O lugar parece ser lindo e paradisiaco.
Eu aqui perto tambem tenho um castelo medieval, qualquer dia o mostro para voces.
Bjs

Meire

 
On 31 de março de 2009 às 12:33 , Marco Antônio disse...

Bom dia Maria Augusta, vim aqui retribuir sua visita e aproveito para agradecer o link lá no meu blog (agora tenho um, está mais para temos um, porque a Lu tem mais um). Ainda estou aprendendo a mexer com essas coisas modernas, como engenheiro sou fiel usuário do excel.
Eu ainda não conheço a França pessoalmente, mas gosto de saber sobre suas belezas.
Os castelos pra mim são edificações quase perfeitas que marcam uma época, onde o detalhe era mais importante que hoje, mas isso é uma questão técnica.
Tenha um bom dia.
Marco

 
On 31 de março de 2009 às 14:49 , Ví Leardi disse...

Maria Augusta ...mais umd eseu privilégios por morar nesta terra de tantos anos...lindo de morrer ...dá vontade de jogar a minha esteira pela janela...;-) beijos

 
On 31 de março de 2009 às 18:06 , Lília Abreu disse...

Bem, isso não é uma caminhada...
é um percurso na história e um mergulho no sonho!
Que bom, morar ap lado de um castelo, a lembrar o nosso imaginário infantil...
Abraço
lília

 
On 31 de março de 2009 às 19:31 , Selena Sartorelo disse...

Olá Maria Augusta,

Visitei teu antigo blog dias antes de inaugurar ou estreiar esse, mas com toda delicadeza que encontrei lá..aqui tem algo mais.
Andei, subi desci e gostei muito de tudo o que vi. Claro! sou uma verdadeira deslumbrada com tudo o que não conheço, mas dá para identificar com clareza quando é real...lindas suas postagens..essa então me fez viajar..adoro campo, adoro verde, adoro silêncio.
Imagino tuas tardes...(ai que deu uma pontinha de inveja!!!rsrsr)
Hoje se alguém me perguntar se conheço a França eu sei o que responder - A França não..mas tem uma conhecida que é vizinha de um castelo lá que é uma belezura.

abraços,
Selena

 
On 1 de abril de 2009 às 00:30 , Anônimo disse...

Maria Augusta, mas será que tem sempre (mais)uma surpresa na manga?...
Confesso: mas que invejinha eu sinto com essas belas imagens por onde se passeia...!É suficiente para uma pessoa se sentir revigorada!
A França também é conhecida pelos seus famosos castelos do Loire, que são mesmo fascinantes, não só pela construção em si mas por todo o seu envolvimento natural.
No entanto, para mim, e do que conheço, nada supera a sublime paisagem dos jardins de Versailhes.Já ando há uns tempos para lhes dedicar um post.
Beijos e boas caminhadas!

 
On 1 de abril de 2009 às 05:46 , Anônimo disse...

maria,

charmois ficava a pouco mais de tres quarteirões de onde eu morava (vélodrome). da janela do meu apartamento, mas a olhar no outro sentido, eu via o chatêau du montet, outro lugar encantador. a princípio, eu acreditava que era uma ilusão de óptica, pois só o via no inverno, entre os galhos secos da floresta de brabois. até que, um dia, subindo para o restaurante do inpl, eu achei a estradinha que levava até ele...

 
On 1 de abril de 2009 às 09:11 , Maria Augusta disse...

Meire, aqui na cidade e nas redondezas tem vários destes pequeninos,este é bem conservado, uma gracinha.
Beijos.

Marco Antonio, obrigada pela visita e benvindo ao mundo dos blogs. Você vai logo dominar tudo, você tem uma boa professora. Também sou engenheira e gosto do Excel, porisso "passar ao HTML" não foi tão complicado, tenho certeza que você vai gostar.
Um abraço.

Vi, entre os castelinhos que tem por aqui ele é realmente o mais fofo...quase me casei nele, mas precisava alugar o salão com um ano de antecedência, não deu tempo (rs).
Beijos.

Lilia, é verdade que os castelos fazem parte de nosso imaginário infantil, assim como as princesas e as fadas.
Um beijão para você.

Selena, que bom que você gostou do novo blog. Aprecio muito estas caminhadas, pena que elas só podem ser feitas na primavera e no verão bem cedinho, no inverno não tem graça.
Obrigada pelo teu simpático comentário e espero que venha sempre nos visitar.
Um beijo.

Marialynce, é verdade que estes lugares revigoram mesmo, como os "lugares mágicos" que você descreve no teu blog. Este castelo é pequeno, ele e seu parque ocupam digamos um quarteirão. Os castelos da Loire são imensos e imponentes. Quanto ao jardim de Versalhes, estou ansiosa por vê-lo em seu blog, ele tem recantos maravilhosos.
Um grande beijo.

Gilrang, falarei em breve sobre o castelo de Montet, que também faz parte das minhas caminhadas. Eu também o vendo do Jardim Botânico não conseguiu identificar onde era, até descobri-lo.
Um grande abraço.

 
On 1 de abril de 2009 às 09:39 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia querida, as criancas estao bem e o sol brilhando. Vou ver se tenho um tempinho de fazer uma caminhada...

Bjus

 
On 2 de abril de 2009 às 01:16 , jugioli disse...

Maria Augusta, que beleza...
essa infinidade de verdes, azuis, amarelos, uauhhhhh!!!!
eu faria aquarelas todos os dias.

@dis-cursos

 
On 2 de abril de 2009 às 09:03 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia!!!


Beijos

 
On 2 de abril de 2009 às 11:54 , Maria Augusta disse...

Georgia, espero que você esteja aproveitando bem estes belos dias de primavera...
Um beijão.

Ju, as cores são as do renascimento da natureza, realmente elas são muito belas.
Um grande beijo.

 
On 21 de novembro de 2009 às 01:26 , Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom