8.12.09 | Autor: Maria Augusta

© L'Internaute / Cécile Debise

Dezembro chegou com suas luzes e sua magia, trazendo estrelas nos olhos dos pequenos e dos grandes também. E um ponto alto do espetáculo visual é constituido pelas vitrinas das lojas, principalmente nas grandes cidades.

© L'Internaute / Cécile Debise

Em Paris este ano uma das decorações mais encantadoras ficou por conta da "Printemps" do Boulevard Haussman que depois de meses de reformas reabriu sua fachada com a feérica vitrina de Natal inspirada no imaginário eslavo : o motivo principal (uma ursa com um chapéu, um pavão encantado, personagens fantásticos e botões de rosas) buscou inspiração em uma echarpe antiga comprada em São Petersburgo, o interior da loja (guirlandas,buquês de sementinhas vermelhas que aparecem nos contos de Pouchkine) vem diretamente do folclore dos paises eslavos. E nas vitrinas se vê um ovo gigante inspirado no legendário Fabergé, além de uma troika verdadeira, um jardim de rosas geladas, uma baixela de cristal Baccarat feita para o czar...

© L'Internaute / Cécile Debise

Estas vitrinas foram realizadas utilizando diferentes tipos de savoir-faire. O estúdio de criação do Printemps criou a boneca, definiu o estilo com o tema e as cores e então entraram em cenas as "maisons" de alta costura e um marionetista para realizar a animação. Karl Lagerfeld (Chanel) vestiu as bonecas "princesa Nadejda" e duque Dimitri. Para a princesa ele reproduziu um vestido do desfile Paris-Moscou e como duque Dimitri ele criou um avatar (que parece com o cantor do Tokyo Hotel...). Os dois personagens vão tocar e dançar músicas do folclore russo, e brincar de esconde-esconde no meio das marioskas.

© L'Internaute / Cécile Debise

Já as bonecas concebidas por John Galliano (Dior), trajando um vestido que havia sido apresentado em um desfile de 1998 que foi reproduzido nos mínimos detalhes se distribuem em torno de uma mesa decorada, enquanto as de Victoria de Castellane (Dior) apresentam anéis cintilantes em um carroussel de ursos.

O resultado é puro sonho...se desejar conferir veja o clip abaixo...


Nota : Este é o post n° 100 deste blog...quando comecei a blogar nunca imaginei que teria tanto assunto...e leitores! Muito obrigada!
Categoria: , |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

25 comentários :

On 8 de dezembro de 2009 às 02:30 , Jorge Pinheiro disse...

Não aprecio quase nada do Natal, mas a delícia visual é evidente.

 
On 8 de dezembro de 2009 às 06:50 , Allan Robert P. J. disse...

Por aqui as lojas começaram a enfeitar-se assim que começou dezembro. Sempre muita luz, pisca-piscas e qualquer coisa que brilhe. As grandes loja de Milão costumam colocar poucos enfeites até a abertura oficial do teatro La Scalla, que aconteceu ontem. Depois disso será um corre-corre para ver quem faz mais bonito.

 
On 8 de dezembro de 2009 às 10:31 , Anônimo disse...

Como o Jorge, não tenho nenhum gosto por essa época do ano. Natal é para criança, e eu ando deixando de ser!!! srsr

 
On 8 de dezembro de 2009 às 11:57 , Luma Rosa disse...

Aff! Que miscelânea! Pois, mais está parecendo o carnaval! Onde estão os símbolos do natal?

Parabéns pelo post nº100!! Nós leitores agradecemos!! :=)))

Beijus,

 
On 8 de dezembro de 2009 às 13:34 , Lunna disse...

Nossa Maria Augusta, sabe que nunca me ocorreu contar os posts que tenho lá no Teorias. Vou verificar isso aqui a pouco. hahahahaha
Mas que maravilha, cem posts cheios de magia, arte e intensidade... Que venham muitos outros cem posts.
Aqui a paulicéia está nublada, choveu a noite toda e segue chovendo manhã a fora (adoro dias de chuva - rs). Há uma névoa prazerosa na paisagem e a temperatura caiu consideravelmente. Sinto-me agraciada pelos Deuses.
Sabe que eu sinto falta dessas vitrines por aqui. Algumas ruas estão enfeitadas, algumas casas também, mas é tudo muito estranho pra mim, é diferente daquele estilo europeu e disso eu ainda sinto falta, ainda não me libertei dessas singularidades. Acho que vou "morrer" com elas.
Adorei o centésimo post, me deixou aqui com a pele imersa numa agradável saudade.
Beijos carissima

 
On 8 de dezembro de 2009 às 14:20 , Selena Sartorelo disse...

Olá Maria Augusta,

Não tenho mais elogios que possam ser feitos aos belos trabalhos que você aqui apresenta. Nesse momento estou aqui com a minha filha Maria, e lemos com a delicadeza e conhecimento com que os escreve.
A beleza e a história de cada vitrine, de cada cenário tornam-se mais belos ainda quando narrados por alguém tão sensível quanto você.
Um momento que sonhamos com um natal e desejamos que todos devessem assim também ser.
Beijos e obrigada...infelizmente não podemos ver o video, mas assim que resolvermos essa questão voltaremos para assistí-lo.

 
On 8 de dezembro de 2009 às 14:21 , Selena Sartorelo disse...

...certamente nós sim é que somos gratos.

beijos

 
On 8 de dezembro de 2009 às 14:31 , Alexandre Kovacs disse...

Maria Augusta, parabéns pela centésima postagem, eu sei bem o trabalho que dá, ainda mais no seu nível de excelência. Estou de acordo com a Selena, já elogiei tantas vezes o seu blog por aqui que me faltam adjetivos!

 
On 8 de dezembro de 2009 às 15:27 , Elma Carneiro disse...

Parabéns pelas 100 postagens. Eu já devo ter ultrapassado,pois contei 98 sem contar algumas que excluí. Afinal o Caliandra teve início em 29/08/08, estou dando uma pausa nesse final de ano.
O Natal é uma festa bonita e une a familia e amigos. Para mim não tem nenhum significado religioso e a encaro como uma época de conciliação entre os cristãos o que acho muito válido.
Maravilhosas as vitrines e gosto de ver as luzes coloridas do Natal, minha cidade fica mais bonita alegre nessa época.
Um beijo e até a volta.
Feliz Natal!!!

 
On 8 de dezembro de 2009 às 17:30 , denise rangel disse...

Não enfeitei a casa nem me rendi às compras, mas me encanto com tantas luzes e cores. Pena que o espírito natalino não seja o verdadeiro, mas sim um interesse desmedido em lucros.
beijo, menina

 
On 8 de dezembro de 2009 às 17:35 , http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Achei fascinante toda essa alegria, brilhos e cores!

Parabéns pelo post nr. 100

E que venham muitos mais com todo esse esplendor!

Um grande beijo

 
On 8 de dezembro de 2009 às 21:05 , Paçoca disse...

Cara Maria Augusta,
parabéns pelo post número 100! Que bom que você é persistente e não bloga só por modismo!!!
Incrìvel, mas ontem quando vi na tv a decoração de natal em Paris, pensei na mesma hora em você. Maria Augusta mora pertinho de Paris e com certeza vai poder ver. Que bom para ela. Um beijo da Paçoca

 
On 9 de dezembro de 2009 às 08:51 , Maria Augusta disse...

Jorge, as pessoas, as cidades e as lojas fazem um esforço para a ornamentação, em geral é muito bonito realmente.
Um abração.

Allan, por aqui este ano eles também começaram em novembro, acho muito cedo, mas como os dias são curtos e anoitece cedo, é melhor ter as ornamentações para alegrar um pouco.
Abraços.

Eduardo, é verdade que o Natal é mais para as crianças, acho que a Eduarda e os outros netinhos ficariam felizes se o Vovô os levasse para admirar as ornamentações.
Um grande abraço.

Luma, está diferente porque reproduz os costumes dos paises eslavos, eu acho legal variar um pouco e ver como fazem as outras culturas. Obrigada pelos parabéns!
Um beijão.

Lunna, no Blogger não precisa contar os posts, ele mostra na primeira linha de nosso espaço, o numero "100" me chamou a atenção. Quer dizer que é a contagem deste blog, o "Jardin Ephémère" teve mais de 200, com certeza.
É verdade que as cidades aqui se enfeitam mais para o Natal que no Brasil, talvez isto ajude a "aquecer" o ambiente por causa do frio.
Um beijão.

Selena, que bom que vocês gostaram, obrigada pelas gentis palavras e pela visita.
Beijos para você e para a Maria.

Kovacs, que bom receber sua visita neste centésimo post, tuas palavras são um incentivo para que eu continue a cuidar deste cantinho e de seus visitantes com carinho.
Um abração.

 
On 9 de dezembro de 2009 às 09:03 , Maria Augusta disse...

Elma, o Natal perdeu muito de seu significado religioso, mas é uma ocasião para reunir a família e isto já é muito bom. Espero que você curta bem tuas férias e que passe Boas Festas.
Um beijão.

Denise, é verdade, o espírito natalino se perde no meio dos interesses comerciais. Mas no meio de tanta festa acho que existe sempre um cantinho no coração de cada um para uma confraternização sincera com o próximo, lembrando o que é essencial no Natal.
Beijos.

Georgia, as vitrines destas grandes lojas são sempre um espetáculo à parte, achei legal buscar como elas são concebidas e realizadas. Obrigada pelos parabéns!
Um grande beijo.

Paçoca, este já é o segundo blog, vendo estes números redondos como "100" é que percebo quanta coisa já escrevi...e vocês leram, é muito legal!
Um beijão.

 
On 9 de dezembro de 2009 às 13:23 , sonia a. mascaro disse...

Maria Augusta,
Parabéns pelo 100º post! É sempre um prazer visitar você!

As decorações das lojas nessa época de Natal sempre me atraíram! Essas vitrines escolhidas por você, principalmente as animadas, são muito lindas. Ótimo o vídeo também.

Natal sempre me traz ótimas recordações, de quando eu era criança, na casa dos meus avós e também da época em que meus filhos ainda eram crianças.
Beijos e uma ótima semana.

PS: Sobre o meu post da Caetano de Campos. Não tive ainda a oportunidade de visitar a Caetano... Meu marido foi quem tirou as fotos e me disse que os porões (que eram feios, escuros e tinham cheiro de gás...) estão todos reformados e usáveis.
Fiz só o ginasial na Caetano, o científico fiz no Colégio Rio Branco, de onde também tenho lembranças ótimas! Fiz o primeiro ano no da Rua Dr. Vila Nova e os outros dois, na Av. Higienópolis.

 
On 9 de dezembro de 2009 às 18:44 , Wania disse...

Querida Maria Augusta

Eu amo o Natal, não o comércio que é feito dele, mas o espírito natalino que me contagia sempre!

AMEI este teu post!
Encanta-me ver a criatividade da mente humana quando cria coisas para alegrar os olhos e divertir! Estas vitrines estão fantásticas, imagino os olhinhos de uma criança vendo isso, os meus já ficam brilhando!

Parabéns pelo 100º post e não é só 100 posts, são todos sempre feitos com muita qualidade que é o mais importante!
Que venham mais outros tantos...é sempre um prazer partilhar deste teu espaço!

Bjão

 
On 9 de dezembro de 2009 às 18:56 , Marco Antônio disse...

Uau, parabéns pelo centésimo post. A Lu sempre fala das tradições europeias e vive reclamando das vitrines "sem graça" aqui no Brasil. rs Eu ainda irei pessoalmente conhecer e darei as minhas impressões sobre isso. Grande abraço

 
On 10 de dezembro de 2009 às 10:05 , Maria Augusta disse...

Sonia, a gente nem percebe e vendo estes números redondos é que percebe quanto escreveu, eu acho enorme. Todas estas luzes lembram a festa e nosso coração fica mais propenso a se abrir mais em relação aos outros, eu acho.
Quanto ao Caetano de Campos, tivemos uma visita com guia dele no início do ano quando estivemos em São Paulo, gostei muito.
Um beijão.

Wania, o espírito comercial predomina no Natal, mas acredito que ainda haja lugar para uma maior confraternização entre as pessoas, estas vitrines ajudam a criar o clima.
Obrigada pelas palavras e um grande beijo.

Marco, realmente as vitrines e mesmo as casas aqui brilham com todas suas luzes nesta época, talvez devido ao inverno e às noites longas, isto ajuda a iluminar as cidades.
Um abração.

 
On 10 de dezembro de 2009 às 17:48 , La Maison d'Ávila disse...

Amiga,

Nós é que temos de agradecer..
Coisas maravilhosas você tem nos mostrado, partilhado com esta nossa família virtual..
Obrigada.
E que sonho!!
Ao contrário do Eduardo e do Jorge, amo o Natal..Adoro!

Feliz Natal minha doce amiga,
Super beijos, com todo coração,
Rê.

 
On 10 de dezembro de 2009 às 19:10 , Celia disse...

Maria Augusta, fico deslumbrada com as vitrines. Sou como crianca. Essas que vc mostrou estao lindas demais. Que imaginacao...que estoria, elas sempre nos tras.
Parabens minha querida pelo blog de numero 100. Vc é uma pessoa q escreve bem...da boas informacoes...mostra lindas fotos...e alem de tudo, é uma pessoa muito querida. Vou acompanha-la sempre. Bjokas

 
On 10 de dezembro de 2009 às 19:50 , João Menéres disse...

A PRINTEMPS sempre se esmerou, mas como este ano nunca vi !
Graças a ti, fiquei surpreendido como se superaram!

Agradecemos-te esta centena de maravilhosos posts.
Temas variados e TODOS tratados com extremo cuidado, seja nas imagens, seja o texto que, para cada um, escreveste com tanta dedicação. Uma forma de mostrar o carinho que todos te merecem. Uma maneira de nos dares NATAL ao longo do ano.
Um BEM HAJA, MARIA AUGUSTA!

VOTOS DE BOM NATAL!

Um beijo sempre muito agradecido.

 
On 10 de dezembro de 2009 às 20:18 , Aninha Pontes disse...

Eu passaria horas e horas diante de coisas tão bonitas.
Não me cansaria de olhar e sonhar.
São lindos.
Você sempre nos traz coisas lindas, porisso o centésimo post nem é nenhuma surpresa.
Um beijo

 
On 11 de dezembro de 2009 às 10:23 , Maria Augusta disse...

Regina, apesar de que o espírito do Natal tem sido desvirtuado, eu também gosto muito desta época.
Um grande beijo.

Célia, as vitrinas de Natal são deslumbrantes, não é mesmo? Eu também adoro.
Beijos.

João, o Printemps estava em reformas e "reabriu" a vitrina para o Natal, capricharam mesmo.
Um abração.

Aninha, as vitrinas são bonitas e todos que passam diante delas podem vê-las, acho democrático compartilhar a beleza.
Um grande beijo

A TODOS! Agradeço as manifestações de carinho em relação oa centésimo post e também aos que desejaram Feliz Natal, retribuo os votos de coração, mas farei um post neste sentido nas próximas semanas.

 
On 11 de dezembro de 2009 às 17:42 , Fatima Cristina disse...

Oi Maria Augusta!

Adoro o Natal! Adoro o espírito natalino e a vontade das pessoas de se encontrarem e de passarem mais tempo juntas. Além da festa natalina, da árvore de natal e dos presentes, é claro!

Seu post me fez lembrar das vitrines das grandes lojas de departamento de Londres, que eu tanto amava visitar na época de Natal durante os 5 anos que morei por lá.

Printemps sem dúvida alguma arrasou este ano com suas vitrines! Maravilhosas!

Beijos,
Fatima

 
On 12 de dezembro de 2009 às 09:13 , Maria Augusta disse...

Fátima, mesmo se nem sempre é levado em conta o lado religioso do Natal, o fato de encontrar as pessoas e festejar juntos é positivo, também acho. Em Londres as vitrines também devem ser deslumbrantes.
Um grande beijo.