15.6.10 | Autor: Maria Augusta

Fotos da exposição "Pinturas e Platibandas" de Anna Mariani (fonte aqui)

Como vocês sabem sempre fui fascinada pelos meandros mentais que conduzem à criação de uma obra, seja qual for o domínio. E acho estes caminhos ainda mais fascinantes quando eles se cruzam entre si convergindo para um único objetivo, ou se somam, fazendo com que uma primeira idéia se concretize e dê origem a um outra criação, em um domínio bem diferente. Querem um exemplo? Vou dar um nome, Anna Mariani...ela é uma brasileira, fotógrafa consagrada já tendo percorrido o país com sua câmera na mão captando a beleza principalmente que vem da simplicidade. Já expôs sua obra no Brasil e no mundo e publicou vários livros, entre eles "Fachadas e Platibandas", uma série de fotos de casas populares em cores delicadas (..."as pinturas à base de cal dessas casas, elaboradas sobre fachadas e platibandas, é resultado da transparência e da luminosidade que só é possível graças às práticas tradicionais de caiação"...), que contrastam com a terra seca e craquelada do sertão do Nordeste do Brasil.


Agora vou falar de um outro nome Danielle Jensen, designer da grife Maria Bonita especializada em temas brasileiros para suas coleções. Entre estes temas, ela já se inspirou na obra da arquiteta Lina Bo Bardi para criar o figurino para inverno de 2010, e desta vez seu olhar se deteve no trabalho de Anna Mariani sobre as casinhas populares nordestinas, e suas cores suaves e geometrias a inspiraram para a criação de sua coleção verão 2010/2011, que foi apresentada na semana passada na SPFW. Como ela transformou as casinhas e a terra nordestina em vestidos e sapatos? Através dos materiais ousados (como o tecido feito com lâminas da madeira pau marfim ou oriunda do reflorestamento articuladas em forma de mosaico), as cores ( a areia foi evocada pelos tons dourados da coleção) e as estampas (como a que imitava a terra craquelada pela seca). Alguns detalhes foram muito bem bolados, como os chapéus "de cangaceiro" ligados às blusas por uma alça de violão. Como o resultado foi simples no conceito e sofisticado na execução, pessoalmente gostei muito (se desejarem ver o desfile completo, cliquem aqui), achei magnífico entre este encontro da moda com a arte, ambas fazendo declinações sobre o mesmo tema.


Fontes :

A arquitetura do sertão nas fachadas de Anna Mariani

IMS- Instituto Moreira Salles

YouTube - Anna Mariana - Pinturas e Platibandas -Roda da Moda

MariaBonita interpreta, com poesia e rigor de moda, as casas Nordestinas- UOL


E se você mora em São Paulo ou for até lá, aí fica a dica da exposição :

Anna Mariani: pinturas e platibandas

De 17 de junho a 1 de agosto de 2010

De terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 11h às 18h

Entrada franca.

Instituto Moreira Salles – São Paulo-SP

Rua Piauí, 844, Higienópolis

Tel.: 11 3825-2560



2.6.10 | Autor: Maria Augusta

Para este Ecological Day, gostaria de falar sobre a impressionante a luta que está se travando nos Estados Unidos contra esta maré negra que ameaça suas costas. Desde o acidente com a plataforma petrolífera Deepwater Horizon, 2 a 3 milhões de litros de petróleo são lançados no mar diariamente, sem que as tentativas para interromper o vazamento tenham sucesso. As costas da Louisiana já foram alcançadas e a Flórida também está ameaçada. Os prejuizos para a flora e a fauna são imensos e o desgaste político para o governo americano é evidente, sem falar na perda dos pescadores e dos que vivem do turismo nestas regiões. A companhia responsável pela plataforma teria negligenciado regras de segurança, o que teria acarretado o acidente? Dizem que a probabilidade de um acidente desta ordem acontecer era tão ínfima que não foram previstas soluções para resolver este problema, pode? No entanto, não foi a primeira catástrofe ambiental causada por vazamento de petróleo. Vejam no diaporama abaixo recentes acidentes que acarretaram poluições através do mundo...










E no Brasil que tem tantas plataformas petrolíferas no mar, será que medidas de segurança são tomadas para remediar as consequências no caso de um acidente desta dimensão?